Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Centro-Serra

Bombeiros Voluntários de Sobradinho realizaram 405 atendimentos em 2019

Os bombeiros voluntários gaúchos atenderam mais de 27 mil ocorrências em 2019, segundo levantamento que abrangeu as 54 corporações civis do Estado. O relatório foi concluído pela Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul), e levou em conta casos de combate a incêndios, socorro a vítimas de acidentes de trânsito, salvamentos aquáticos e diversas outras ações. O relatório contempla também uma avaliação sobre a estrutura dos quartéis mantidos pelas comunidades.

Conforme o relatório, os bombeiros de Sobradinho foram a 16ª corporação voluntária que mais atendeu ocorrências em 2019 no Estado, com 405 chamados, entre incêndios, resgates e atendimentos diversos. Outro destaque é que Sobradinho e Tapejara são as corporações que mais atendem municípios no Estado, sendo seis cidades cada.

A corporação de Sobradinho é responsável por uma população de 37 mil pessoas. Apesar do serviço prestado na região Centro-Serra, um comparativo financeiro revela que a corporação de Sobradinho é uma das que recebe os menores repasses financeiros dos convênios com as prefeituras. No próximo mês, a entidade sobradinhense completa 20 anos de serviços prestados em toda região.

Publicidade

LEIA MAIS: Bombeiros Voluntários de Sobradinho têm nova diretoria

A corporação de Marau foi a que mais atendeu chamados no ano passado, com 3,8 mil atendimentos. No quesito atendimento a incêndios, foram registrados 149 casos, no Distrito Parque Eldorado em Eldorado do Sul.

Atualmente, os voluntários gaúchos possuem 264 viaturas e 27 barcos. A corporação mais bem equipada é a de São Sebastião do Caí, com 17 veículos, entre caminhões auto bomba tanque ou apenas tanque, ambulâncias e veículos de apoio, além de uma plataforma elevatória. Além disso, a corporação caiense é a que tem a maior capacidade imediata de água em veículos: 62 mil litros.

Publicidade

Entre o pessoal de revezamento nos plantões, o relatório da Voluntersul aponta 1,5 mil bombeiros. Essa força garante o atendimento de uma população de 954 mil pessoas. Isso resulta na proporção de um bombeiro para cada 627 pessoas. Algumas corporações aparecem no relatório sem registrar atendimentos, já que são unidades ainda sendo estruturadas, como é o caso de Cacique Doble, Balneário Pinhal, Bom Jesus e Arroio dos Ratos.

LEIA MAIS: Bombeiros Voluntários de Sobradinho atenderam 50 ocorrências no mês de abril

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.