Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SOBRADINHO

Sessão é marcada por homenagens e explicação sobre o fechamento do abatedouro

Os vereadores de Sobradinho estiveram reunidos na 14ª sessão ordinária de 2020, na Sala de Sessões Ottmar Kessler, nessa segunda-feira, 15. O encontro foi marcado por uma homenagem feita aos Bombeiros Voluntários de Sobradinho e pela explanação do secretário municipal da Indústria, Comércio e Serviços, Idelfonso Barbosa, sobre o fechamento do abatedouro municipal após determinação do Ministério Público.

Um projeto de lei foi aprovado, o qual prevê a instituição da contribuição de melhoria em face da realização de obras públicas, com a execução de pavimentação na Rua Marçal Nunes Pacheco. A obra deve ser realizada com blocos de concreto intertravados, com valor total licitado em R$ 41.494,53.

Durante a sessão foi realizada uma homenagem aos Bombeiros Voluntários de Sobradinho, que há 20 anos atendem a região, bem como ao vereador e fundador da entidade, Adão Weber, que foi anunciado como patrono dos bombeiros do município.

Publicidade

Foto: Katieli Kohls/Gazeta da SerraAlém da moção de reconhecimento, vereador Adão Weber recebeu um quadro da equipe dos bombeiros e foi reconhecido como patrono da entidade
Além da moção de reconhecimento, vereador Adão Weber recebeu um quadro da equipe dos bombeiros e foi reconhecido como patrono da entidade

 

Fechamento do abatedouro municipal

O presidente da Câmara de Vereadores, Elemar Lazzari, encaminhou uma convocação ao secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Idelfonso Barbosa, para que ele prestasse esclarecimentos e trouxesse informações dos motivos do fechamento do abatedouro municipal. Durante o uso da tribuna, Barbosa destacou que não é possível relatar sobre esse fato sem trazer à tona o caso do Quiosque da Praça. Lembrou ainda que nenhuma lei ou decreto pode ir de encontro ou se sobrepor a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica de cada município.

Publicidade

O secretário ressaltou que foi “sepultado” o poder da ampla defesa e do contraditório, afirmando que não foi dado nenhum dia para ambas as partes, e que a secretaria em nenhum momento foi ouvida pelo Ministério Público.

Conforme Barbosa, o MP suspendeu as atividades sem disponibilizar à secretaria tempo para notificar a Comercial de Carnes Centro-Serra sobre o possível fechamento do abatedouro. Segundo o secretário, em 16 anos o abatedouro nunca recebeu uma autuação ou apreensão de produtos. “O abatedouro foi lacrado e não foi apreendido nenhum grama de carne e nenhum corte de salame. Não houve apreensão nenhuma”, frisou.

Foto: Katieli Kohls/Gazeta da SerraSecretário Idelfonso Barbosa usou a tribuna para atender convocação do presidente do Legislativo
Secretário Idelfonso Barbosa usou a tribuna para atender convocação do presidente do Legislativo

 

Publicidade

Tribuna

No uso da tribuna o vereador Roberto Carlos Siman – o Tuki (PDT) pediu que a Administração Municipal analise a liberação dos jogos de futebol e de bocha para que as pessoas se exercitem, o que, segundo ele, é necessário e não há nenhum problema em relação à liberação.

Tuki destacou a implantação do videomonitoramento na Brigada Militar de Sobradinho e pediu a ajuda do prefeito para buscar também a implantação de um sistema de videomonitoramento compartilhado entre a sociedade. Ele ainda disse que é importante os vereadores terem responsabilidade e anunciar verbas somente depois que elas estiverem registradas, para não criar uma expectativa irreal na população. Siman parabenizou os Bombeiros Voluntários pelo trabalho prestado.

Publicidade

LEIA MAIS: Sobradinho recebe a instalação de uma central de videomonitoramento

O vereador Adão Weber (MDB) disse estar emocionado com a homenagem, ressaltando que viveu muitas tristezas e alegrias quando era bombeiro voluntário ativo, frisando que muitas vezes deixou a família para ajudar o próximo. Weber acrescentou que todo o trabalho valeu a pena justamente pelas vidas que já foram salvas, salientando que o trabalho desenvolvido pelos bombeiros voluntários é impagável. 

O vereador ainda destacou a importância de fazer o uso da máscara diante da pandemia do coronavírus, enfatizando que é preciso pensar no próximo e respeitar as medidas preventivas.

Publicidade

Foto: Katieli Kohls/Gazeta da SerraBombeiros Voluntários de Sobradinho receberam moção de congratulação
Bombeiros Voluntários de Sobradinho receberam moção de congratulação

 

Valdecir Bilhan (PTB), o Cili, parabenizou a Brigada Militar na pessoa do tenente Jerônimo Dalberto, e ressaltou que está buscando equipamentos para aperfeiçoar o sistema de videomonitoramento. Cili ressaltou as obras que deverão ser realizadas com emendas disponibilizadas pelo PTB no município. O vereador ainda destacou que o deputado Marcelo Moraes (PTB) disponibilizará recursos para a reforma e modernização da Praça Três de Dezembro.

A vereadora Solange Guerreiro (MDB) parabenizou as mulheres que integram o grupo dos bombeiros. Ela falou sobre os subsídios, destacando que os vereadores deveriam receber R$ 1.500,00 por mês, bem como, deveria haver uma redução no salário do prefeito e vice-prefeito, gerando uma economia, que conforme ela, poderia ser repassada aos bombeiros, por exemplo.

Éder Librelotto (PP) disse que durante a administração do ex-prefeito Miguel Vieira foram calçadas várias ruas. Ele ainda ressaltou que o regimento interno da Câmara de Vereadores não está sendo seguido, já que conforme ele, não está sendo proporcionado tempo hábil para que os projetos sejam analisados para posterior votação.

Luiz Freitas (PP) destacou a importância do trabalho voluntário, afirmando que essas iniciativas transformam vidas. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.