CENTRO-SERRA 15/10/2020 21h00

Emater de Sobradinho promove Fórum Municipal de Soberania Alimentar

Em outras edições, evento oferecia oficinas, mas, por causa da pandemia, atividade foi restrita à distribuição de mudas

A Emater de Sobradinho promove nestas quinta, 15, e sexta-feira, 16, o Fórum Municipal de Soberania Alimentar. A atividade marca o Dia Mundial da Alimentação, lembrado em 16 de outubro. A iniciativa é realizada no saguão da Prefeitura Municipal.

Conforme a extensionista social rural, Elisabete de Vargas, anualmente eram realizadas oficinas usando plantas especificas junto com as trabalhadoras rurais, mas neste ano, em virtude da pandemia, as ações não foram realizadas e o próprio fórum está ocorrendo de uma forma diferente.

Elisabete destaca que o Fórum Municipal deste ano visa a distribuição de mudas de ora-pro-nóbis e crisântemo para as trabalhadoras rurais e demais pessoas que tiverem interesse em cultivar as plantas. Segundo a extensionista, essas duas espécies de plantas foram escolhidas já que estão sendo usadas como protagonistas de um projeto sobre embelezamento das propriedades rurais.
 

Foto: Gazeta da Serra/Katieli Kohls


De acordo Elisabete, a ora-pro-nóbis além de enfeitar também pode ser usada para o consumo humano, tanto do fruto quanto das folhas. A planta possui múltiplos benefícios, sendo extremamente rica em proteínas. Já o crisântemo possui uma espécie de inseticida natural, que repele os mosquitos, entre outros insetos.
 

Foto: Gazeta da Serra/Katieli Kohls


O Fórum Municipal de Soberania Alimentar conta com a apresentação da extensionista Elisabete e da extensionista rural social Maiquieli Aline Roso. Além da entrega das mudas, estão sendo fornecidas orientações sobre o cultivo das plantas.

Elisabete ainda acrescenta que as mudas foram cultivas em uma propriedade rural com o apoio de uma agricultora, sendo seguidos todos os cuidados necessários de prevenção à Covid-19.

LEIA MAIS: Semana da Alimentação terá programação virtual em Santa Cruz