PANDEMIA 17/10/2020 14h36

Região 27 volta para bandeira amarela no mapa do Distanciamento Controlado

Ingresso foi justificado principalmente devido à melhora de indicadores que medem a ocupação de leitos na UTI

Nessa sexta-feira, 16, o Governo Estadual divulgou o mapa preliminar da 24ª rodada do Distanciamento Controlado, evidenciando três regiões em bandeira amarela (risco epidemiológico baixo) e as outras 18 com laranja (risco médio). A Região 27 de Cachoeira do Sul, que integra os municípios de Sobradinho, Ibarama, Segredo, Arroio do Tigre, Estrela Velha, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Cerro Branco, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul e Novo Cabrais, migrou para a bandeira amarela.

Conforme o Governo do Estado, sem apresentar internados em leitos clínicos por Covid-19 nas últimas duas quintas-feiras, a região de Cachoeira do Sul ingressa na bandeira amarela principalmente devido à melhora de indicadores que medem a ocupação de leitos na UTI. No último monitoramento dos dados, a região tinha um único paciente de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) que necessitava de tratamento intensivo (quando na semana anterior eram três caso). Com isso, a região ampliou de oito para 11 o total de leitos de UTI livres.

LEIA MAIS: Sobradinho registra oito novos casos de coronavírus

Ainda estão em bandeira amarela, a região de Bagé e Palmeira das Missões. A região de Pelotas regrediu para bandeira laranja devido ao registro de novas hospitalizações por Covid-19, também ocorreu agravamento do indicador que mede os casos de SRAG em leitos de UTI, que passou de 36 para 42 internados na comparação de uma quinta-feira para outra.

De acordo com o Governo Estadual, as regiões em cogestão classificadas em bandeira laranja podem adotar regras de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam). A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira, 19. A vigência das bandeiras desta rodada começa ao primeiro minuto da terça-feira, 20, e se encerra às 23h59 de segunda-feira, 26.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS