Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pandemia

Sobradinho aguarda chegada das vacinas contra a Covid-19

Os municípios da Região Centro-Serra estão na expectativa para o recebimento das doses da vacina contra a Covid-19. Em entrevista ao programa Giro Regional da Gazeta FM 98.1 na manhã desta terça-feira, 19, a enfermeira da Secretaria de Saúde de Sobradinho, Roberta Mota Holzschuh, destacou que agora pela manhã ocorre uma reunião com a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para tratar sobre a distribuição das doses.

Conforme Roberta, com a chegada das vacinas ao Estado na noite dessa segunda-feira, 18, nesta terça elas devem ser distribuídas para as CRS e a partir desta quarta-feira, 20, as doses devem chegar aos municípios. “Serão poucas doses, 2.720 para a coordenadoria de Cachoeira do Sul dividir em 12 municípios e na reunião será passado quantas doses cada município vai receber”, disse.

A enfermeira explicou que neste primeiro momento as doses serão disponibilizadas para os profissionais da saúde e para os idosos residentes em casas geriátricas e profissionais que atuam nestas instituições. “Os profissionais da saúde serão vacinados, mas neste primeiro momento que o Governo Federal mandou para o Rio Grande do Sul somente 34% para profissionais da saúde, isso quer dizer que nem todos serão vacinados agora. Serão aqueles que estão na linha de frente contra a Covid-19”, ressaltou.

Publicidade

Segundo Roberta, de acordo com a disponibilidade de vacinas, mais pessoas serão vacinadas. “O uso emergencial foi autorizado pela Anvisa, a vacina é segura. Nenhuma vacina é isenta de situações adversas, a gente pode ter uma dorzinha no braço, alguns vão ter dor pelo corpo, uma febre, isso é normal, e é bom porque a gente sabe que o imunobiológico está fazendo efeito”, explicou. Roberta destacou que atualmente não existe um tratamento eficaz para a doença e o imunizante, capaz de diminuir a circulação viral, traz a esperança do fim da pandemia. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.