COVID-19 18/02/2021 14h04 Atualizado às 14h52

Internado oito dias na UTI, ex-prefeito de Arroio do Tigre fala sobre a luta contra a doença

Gilberto Rathke precisou da ajuda de aparelhos para respirar e foi transferido para Santa Cruz do Sul

Com a voz bastante fraca, o Dr. Gilberto Rathke, ex-prefeito de Arroio do Tigre, com a educação que sempre foi uma marca registrada de sua personalidade, não somente atendeu a ligação da reportagem, como quis explicitar tudo o que viveu durante os oito dias em que esteve na UTI, respirando com o ventilação mecânica com alto fluxo de oxigênio. Trata-se, conforme explica, de um formato que não somente supre a necessidade de ar, mas expande o pulmão. “Eu não desejo que ninguém passe pelo que precisei enfrentar nesses oito dias, sobretudo. É  assustador e muito perigoso. É algo que não se pode esquecer”, destaca.

O cardiologista atua na linha de frente do tratamento contra o Covid-19, e já havia feito três exames durante a pandemia para saber se havia ou não contraído o vírus. “Todos eles tiveram resultado negativo. Fazia, pois sempre pensei em proteger minha família e meus pacientes”, explica. Mas a notícia que ninguém quer surgiu após um novo exame, este com resultado positivo. “Tinha alguns sintomas, mas não pensei que evoluiria para um caso grave”, diz.

A doença, explica, é sorrateira e ataca muito rapidamente. “É muito difícil, muito complicado e, procurei atendimento com a maior brevidade, pois isso é realmente importante”, destaca.

LEIA MAIS: “A gente sempre acha que não acontece conosco”, diz Armando Mayerhofer

Em virtude da evolução do quadro, Gilberto Rathke foi transferido para Santa Cruz do Sul, onde ficou em uma UTI por oito dias. Agora, está na casa do filho, onde se recupera. “Eu só tenho a agradecer a minha família, que sempre esteve ao meu lado, que me deu toda a força. Também agradeço aos meus pacientes e amigos por torcerem por mim. Eu estou vencendo, mas nem todos têm essa possibilidade”, afirma.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS