COVID-19 18/02/2021 14h48 Atualizado às 14h59

Sobradinho inicia agendamento para vacinação de pessoas com 80 anos ou mais

Profissionais da saúde já começaram a receber a segunda dose das vacinas

Os idosos com 80 anos ou mais de idade já podem agendar a aplicação da vacina contra a Covid-19 em Sobradinho. A informação foi divulgada pela enfermeira Roberta Mota Holzschuch, em entrevista ao programa Giro Regional da Gazeta FM 98.1, na manhã desta quinta-feira, 18. Na oportunidade, ela salientou que na quarta-feira, 17, os profissionais de saúde começaram a receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, tendo sido respeitado o intervalo de 28 dias entre as aplicações.

Até o momento, de acordo com a enfermeira, não se sabe quantas doses de vacina serão destinadas a Sobradinho na próxima semana. “Realizamos a antecipação de 85 para 80 para que as pessoas possam fazer o agendamento e consigam se vacinar sem aglomerações”, salienta. O agendamento deve ser realizado por telefone nas unidades que estão prestando o serviço. No ESF do Bairro Vera Cruz o número é 51 3742-2151, no ESF do Bairro Copetti é 51 3742-2611, no ESF do Bairro Rio Branco 51 3742-3576, no ESF do Bairro Baixada 51 3742-3399 e no Posto de Saúde Central 51 3742-1164. 

LEIA MAIS: Sobradinho confirma o 5º óbito por Covid-19

Conforme Roberta, as pessoas acamadas podem ser vacinadas em casa, mas todos que tiverem condições de locomoção vão receber imunização nas unidades de saúde. No total, o Município recebeu 744 doses desde o início da campanha. “Fora as segundas doses que não estamos contabilizando”, disse.

Até o momento foram aplicadas 541 doses, o que corresponde a 73% do total. Para idosos, foram recebidas 180 doses, tendo sido aplicadas 129 até a manhã desta quinta-feira. “Como tivemos uma diferença dessas doses, já resolvemos abrir para pessoas acima de 80 anos. Não que os de 85 ou mais não possam mais receber, pois podem até o fim da campanha. Foi só uma forma de adiantar para não ficar com as doses paradas”, comenta. Dependendo do número de doses, a vacinação pode ser ampliada na semana que vem para pessoas com 75 anos ou mais, mas isso não está garantido.

De forma geral, a enfermeira destacou que a vacinação, apesar de ter um calendário lento, está atingindo as expectativas. “Sou acostumada com a vacinação da Influenza, que já é natural para os idosos. Quem não tem acesso a telefone pode procurar sua unidade de saúde ou o agente de saúde para informações. Não deixe de fazer a vacina”, orientou.

Roberta afirmou que Sobradinho tem uma população de aproximadamente 2.400 idosos acima de 60 anos e a intenção é fazer o máximo possível para imunizar a todos da maneira mais rápida possível. “Tudo depende da quantidade de doses. Se tivéssemos vacina suficiente até chamaríamos os idosos para virem direto aqui, mas é necessário agendar para não desgastar as pessoas com deslocamentos desnecessários”, comenta.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS