Sobradinho 22/02/2021 19h51

Bombeiros atendem o 11º incêndio em estufa de tabaco na atual safra

Caso ocorreu na manhã do último sábado, em Linha Herval. Das 450 varas que havia no local, metade não foi atingida pelas chamas

Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho atenderam na manhã de sábado, 20, o 11º incêndio em estufa de fumo na atual safra. A ocorrência foi registrada na propriedade de Albano Vilmar Waide em Linha Herval. Segundo o registro, o fogo atingiu a estufa convencional que estava carregada com 450 varas. O proprietário seguiu as normas de abafamento do fogo divulgadas pelos Bombeiros para casos de incêndio, e a estufa ficou praticamente intacta, sendo salvos cerca de 50% do fumo que estava em processo de secagem.

A estrutura da estufa também ficou com poucos danos.  Os Bombeiros alertam sobre a importância da revisão e manutenção das estufas, salientando ser importante a instalação da tela de proteção, que evita o contato direto da folha seca com os canos. A limpeza da estufa também é essencial. Canos furados ou com fuligem, também representam um grande risco. A tecedeira também precisa estar regulada e com linha de boa qualidade, para fazer uma costura firme do fumo nas varas.

O apuro na secagem também deve ser observado, onde os produtores devem controlar a intensidade de calor no forno.  Em caso de incêndio, o produtor deve fechar todas as entradas de ar da estufa para abafar o fogo, energia elétrica deve ser desligada, e os cabos da bateria dos equipamentos auxiliares também devem ser desconectados. Em hipótese alguma se deve jogar água na fornalha e nem quebrar o telhado. Ao chamar os Bombeiros, peça que alguém fique na beira da estrada para guiar rapidamente a equipe até o local do incêndio. Os Bombeiros de Sobradinho atendem pelo número (51) 9 9719-3193.

LEIA TAMBÉM: Brigada Militar atendeu 2.126 ocorrências em 2020 em Sobradinho