Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PANDEMIA

Aulas remotas exigem adaptação das rotinas de estudo; veja dicas

Passaram-se 12 meses, mas a rotina permanece semelhante desde o início. O novo coronavírus transformou o cotidiano da população mundial e afetou os distintos segmentos da sociedade com uma velocidade avassaladora. Nas últimas semanas, o Brasil tem vivenciado a ampliação das restrições devido ao aumento no número de casos, de pacientes internados em UTIs e de mortes confirmadas pela doença.

Na educação, as mudanças também são bastante perceptíveis e todas as faixas etárias passam por adaptações. De acordo com os representantes das instituições de ensino ouvidas pela reportagem, o desafio é constante, mas têm-se investido em formações para que os professores consigam orientar os alunos da melhor forma possível através das ferramentas tecnológicas disponíveis e, assim, o aprendizado seja contínuo.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Estado vai abrir 183 novos leitos de UTI nos próximos 15 dias

Publicidade

Rede municipal

As aulas para os 439 alunos das Emeis de Sobradinho iniciaram de forma presencial no mês de fevereiro. Com o Decreto Estadual que instituiu a bandeira preta em todas as regiões, as aulas tiveram de ser suspensas e foram retomadas por meio de atividades não presenciais, pelas redes sociais.

Nas Emebs, as aulas a distância para os mais de 1,1 mil alunos tiveram início em 8 de março. As atividades estão sendo entregues em material impresso aos responsáveis pelos estudantes, diretamente nas escolas. No interior, a distribuição é feita nas residências, com auxílio do transporte escolar.

Publicidade

De acordo com a Secretaria de Educação, no momento em que bandeira for vermelha, será adotado o modelo de ensino híbrido, intercalando atividades presenciais e a distância, seguindo os protocolos recomendados.

De acordo com o vice-prefeito e responsável pela pasta, Ivan Trevisan, “as dificuldades existem, mas durante este período, alunos e professores foram se reinventando e o ano letivo anterior aconteceu de forma positiva.” A colaboração das famílias foi fundamental para realização das atividades propostas e as equipes diretivas visitaram alunos com dificuldades na comunicação com a escola. A expectativa é que este ano seja mais tranquilo, uma vez que a modalidade de ensino segue, nesta fase inicial, a mesma realizada em 2020.

Rede estadual

Publicidade

Em Sobradinho, 1.030 alunos estão matriculados na rede estadual de ensino. De acordo com a 6º Coordenadoria Regional de Educação, as aulas nas Escolas Pe. Benjamim Copetti, Lindolfo Silva e Santo Carniel, assim como em todo RS, ocorrem de forma remota. A primeira semana tem sido de orientações pedagógicas e administrativas, de acordo com o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura. Os professores participaram de formação pedagógica e encontram-se em planejamento com base nas matrizes de referência 2021, apoiado pelo documento orientador do modelo híbrido de ensino, enfocando acolhimento, escuta e desenvolvimento de habilidades ao invés de conteúdo e objetos do conhecimento, em consonância com a BNCC, Referencial Curricular Gaúcho e as referidas matrizes.

LEIA TAMBÉM: Suspensão das aulas pega de surpresa pais, alunos e professores

Escola Copetti

Publicidade

No maior educandário da região, a Pe. Benjamim Copetti, as aulas remotas iniciaram em 8 de março para os alunos dos anos iniciais e no dia 11 para os anos finais do ensino fundamental, assim como nas demais escolas estaduais. Já os alunos do Ensino Médio e Curso Normal retomam a rotina escolar no próximo dia 15.

Em comunicado online enviado aos estudantes, a direção da escola expressou preocupação com o momento vivido e reforçou a importância do envolvimento de todos. “Gostaríamos que fosse diferente, porém a Covid-19 retardou nosso encontro presencial. Será um ano de muitos desafios e aprendizagens para todos nós. É tempo de aprender a aprender. Estejam abertos ao novo, às novas possibilidades. É necessário a colaboração e empenho de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem e a família tem o compromisso de acompanhar o crescimento intelectual e sócio-emocional do aluno”, pontuou o diretor Alécio Marion.

Os alunos terão acesso ao aplicativo Google Classroom, onde participarão de aulas virtuais. Informações sobre o andamento do ano letivo estão sendo repassadas por grupos de WhatsApp criados pela instituição. “Até o momento estamos com mais de 700 alunos, mas ainda realizando matrículas. A retomada está sendo lenta e trabalhosa, pois alguns estudantes não possuem recursos tecnológicos e o Classroom ainda está sendo atualizado pelo Centro de Tecnologia do Estado”, salienta o diretor.

Publicidade

LEIA MAIS: Retorno às aulas na Escola Copetti inicia de forma híbrida

Dicas valiosas

A professora Angela Ferraz Felisberto, proprietária da Oficina do Estudo, sugere que neste momento de pandemia os alunos programem suas rotinas de estudos como se estivessem em sala de aula. O primeiro ponto é encontrar um ambiente silencioso, longe de distrações. É fundamental evitar o acesso a redes sociais ou outros que não sejam os aplicativos necessários para acesso a aula virtual.

É importante estar atento às explicações dos professores, manter os materiais atualizados (salvos em pastas específicas no computador ou impressos, por exemplo) e aproveitar espaços de tempo para escrita de resumos com os conteúdos já vistos.

Seja sedento por conhecimento! As ferramentas tecnológicas possibilitam cada vez mais a interação humana mesmo a longas distâncias. Bateu curiosidade sobre algum tema? O Google é um importante mecanismo para pesquisas. Busque por fontes confiáveis. Faça anotações, tire dúvidas nas aulas seguintes, seja atuante em sua própria formação.

Em todas as faixas etárias é essencial o acompanhamento da família motivando e instigando a imaginação, a resolução das tarefas e a busca por conhecimento.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.