Aniversário 04/04/2021 10h41

Gazeta da Serra comemora 37 anos neste domingo

Jornal semanal alcança todos os municípios de abrangência da região Centro-Serra. Centenas de histórias e milhares de pessoas já passaram por estas páginas

Em quase quatro décadas, muita coisa mudou. As ferramentas evoluíram, mas o foco permanece no conteúdo de qualidade para nossos prezados leitores. A história do jornal Gazeta da Serra iniciou oficialmente em 4 de abril de 1984, quando a Gazeta Grupo de Comunicações, de Santa Cruz do Sul, assumiu o já tradicional jornal sediado em Sobradinho, naquele momento chamado Jornal da Serra e, em origem, Paladino Serrano.

Em 2021, a Gazeta da Serra completa 37 anos registrando acontecimentos e ampliando as fontes de informação da comunidade regional. Com sede no centro de Sobradinho e sucursal em Arroio do Tigre, acredita no potencial que o impresso possui ao alcançar o lar de seus assinantes. O atual diretor executivo é Flávio Luiz Esteves Falleiro, que também está à frente da rádio Gazeta FM.

LEIA TAMBÉM: Há três décadas, o Centro-Serra é contado pela Gazeta

Para o editor e gerente do jornal, Laerson Rigon, o qual já experimentou diversas funções na casa desde que iniciou como entregador há 30 anos, o impresso, apesar do momento delicado, com a escassez de recursos e alto custo do papel, se mantém como um meio de comunicação de forte presença na sociedade. “Podemos dizer que o jornal Gazeta da Serra é um símbolo da região, um patrimônio, é o único impresso em circulação há tantos anos”.

Rigon ainda reforçou a presença da comunidade no semanário, seja em suas páginas de notícias como na dos tradicionais eventos. “A evolução da tecnologia é um dos pontos marcantes desta trajetória, seja na produção do próprio jornal ou no surgimento de novos meios, como as mídias digitais. De toda forma, as pessoas se alegram por se verem presentes em nossas páginas.”

Lademiro Dors, prefeito de Sobradinho à época do lançamento do jornal e atual colaborador, nos encaminhou uma mensagem: “No 37º aniversário do nosso “Jornal Gazeta da Serra”, queremos parabenizar a todos que fazem do seu trabalho, um jornalismo imparcial, aberto a todas as correntes de pensamentos. Essa pluralidade, teve sua origem no pensamento de seus fundadores, Francisco J. Frantz, do Grupo Gazeta e do jornalista Hélio Scherer, do Paladino Serrano. É comum quando abrimos um jornal e vemos só um lado da moeda. Isso gera não só uma população desinformada, mas manipulada. Por isso esse jornal, busca na imparcialidade o seu papel social, de junto com a sociedade em que vive, construir a sua credibilidade presente. Disse Thomas Jefferson, o terceiro presidente norte-americano: “A base de nossos governos sendo a opinião do povo, o primeiro objetivo deve ser mantê-la exata; fosse deixado a mim decidir se deveriam ter um governo sem jornais ou jornais sem um governo, não hesitaria um momento em preferir este último. Parabéns, Gazeta da Serra em seu 37º aniversário!”

O advogado sobradinhense, Ari Luiz Colombelli, recorda-se bem de quando realizou a assinatura do jornal, mantendo-se como leitor assíduo até os dias atuais. “Era o ano de 1975, se não me falha a memória. Era funcionário público municipal e também garçom da Churrascaria Espeto de Ouro onde o Lino Pereira da Silva também trabalhava. Me disse que Hélio Scherer e seu irmão Pedro Pereira da Silva iriam fundar um jornal semanal, intitulado Paladino Serrano, hoje Gazeta da Serra. Como Lino iria vender assinaturas, me ofereceu uma. Assinei e a mantenho até hoje, inobstante tenha mudado de nome. Guardo até hoje um exemplar de nº XLVI de 09 de dezembro de 1975. Parabéns Jornal Gazeta da Serra pelos seus 37 anos de fundação e os relevantes serviços prestados.”

Como a história de Colombelli, se assemelham a de outros assinantes, entre eles a de Eda Thereza Piccinin Bridi. Além de leitora, a professora aposentada e ex-secretária de Educação de Sobradinho, contribui com participações em colunas do jornal. Mas não bastasse isso, Eda coleciona em sua casa todas as edições, do Paladino Serrano ao jornal Gazeta da Serra. “Congratulo-me com a Gazeta Grupo de Comunicações, ao comemorar a Gazeta da Serra 37 anos de profícuo trabalho, marcado pela competência, credibilidade, dinamismo e inovação gráfica, mantendo os níveis do jornalismo de ponta. As edições da Gazeta da Serra, somadas às do antecessor, o Paladino Serrano (1975), constituem um precioso documentário da história e da cultura da comunidade regional. Encadernadas, guardo todas em minha estante. Desejando contínuo progresso à Equipe da Gazeta da Serra, agradeço ao Editor e Gerente, Laerson Rigon, o privilégio que me concedeu, de escrever a coluna “Letras & Fatos”.”

O atual prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, também destacou a importância do meio de comunicação para o município e região. “O Jornal Gazeta da Serra faz parte da história de Sobradinho e o sucesso vem do grande empenho dos profissionais envolvidos neste belo trabalho que é levar informações às pessoas. O jornal nos traz um material bem apurado sobre o que acontece ao nosso redor, sobre a realidade da nossa comunidade, notícias sobre política, economia, saúde, programação de eventos e todos os assuntos que são pertinentes para o nosso município bem como para todo o Centro Serra. Parabéns Gazeta da Serra! Deixo aqui meu respeito e gratidão por todos esses anos de serviços prestados para nossa comunidade. Que nosso jornal continue circulando e cumprindo sua missão de levar informação e entretenimento por muitos e muitos anos.”

Que tenhamos sempre sua prestigiosa companhia, leitores, patrocinadores, colaboradores e parceiros da Gazeta da Serra!

LEIA TAMBÉM: Ovos de chocolate: o gosto da infância em receitas para a família