Santa Cruz 28/10/2015 08h51 Atualizado às 16h41

Cinema Arco Íris deixa de operar a partir desta quinta

Operadora atuava aqui desde 1998 em três salas do Shopping Santa Cruz

Após 17 anos de atuação em Santa Cruz do Sul, a rede de cinema Arco Íris – agora Arcoplex – vai encerrar suas operações no Shopping Santa Cruz. A partir desta quinta-feira, 29, espectadores que se deslocarem ao complexo na Avenida Alberto Pasqualine não terão mais acesso à programação de filmes. O principal motivo pelo encerramento das atividades no município, conforme a direção da empresa, é a falta de retorno financeiro. As salas do Cine Santa Cruz eram equipadas com som dolby stéreo e ambiente climatizado.

Conforme alega o diretor da operadora, Mário Luiz dos Santos, a Arcoplex, que atua em seis estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Ceará e Distrito Federal), tem buscado executar investimentos em tecnologia digital. “Fizemos uma avaliação e chegamos à conclusão de que não valeria a pena adotar o 3D em Santa Cruz, muito em função das salas serem de pequeno porte”, explica. Segundo o gestor, a rede investe em salas com capacidade de lotação que hoje alcança de 300 a 400 lugares. No Shopping Santa Cruz, os espaços acomodam de 100 a 120 pessoas. “Temos um carinho muito grande pela cidade, mas no momento julgamos inviável continuar com as nossas operações. Mas não descartamos um retorno no futuro”, projeta Santos.

A boa notícia é que o espaço não ficará vazio por muito tempo. Conforme o síndico do Shopping Santa Cruz, Carlos Gerhard, uma empresa santa-cruzense vai assumir a operação das salas. A ideia é que, após reforma prevista já para o início de novembro,  os espaços se transformem em salas multiuso. Além de cinema, o local terá estrutura para receber apresentações, peças de teatro, videoconferências, cursos e palestras. “Uma série de modernizações será adotada para que as salas tenham alto padrão de qualidade. Ambas terão projeção em 3D”, confirma. As três salas serão reduzidas para duas a fim de comportar maior público. 

Segundo o sócio da operadora, que prefere não se identificar, detalhes da programação de filmes serão definidos ao longo das próximas semanas. “A empresa ainda está sendo criada. Estamos finalizando os últimos detalhes”, confirma. Até agora, a empresa e o Shopping Santa Cruz já assinaram um pré-contrato. A expectativa, segundo os envolvidos, é que as operações do novo cinema de Santa Cruz do Sul comecem entre dezembro e janeiro.