Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Exibição

‘Chinatown’ é o cartaz de hoje da Amigos do Cinema

Na década de 1930, em meio às guerras da água na Califórnia, nos Estados Unidos, o detetive J. J. Gittes (interpretado por Jack Nicholson), de Los Angeles, especializado em casos matrimoniais, é contratado para investigar uma suposta traição. Evelyn Mulwray desconfia do marido, Hollis Mulwray, engenheiro-chefe da Companhia de Água e Energia de Los Angeles. Assim começa Chinatown, de Roman Polanski, cartaz de hoje da Associação dos Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul, a partir das 20 horas, no auditório da sede do Sindicato dos Bancários (Sindibancários, na Rua Sete de Setembro, 489). A entrada é franca. 

Gittes descobre que Hollis mantém um relacionamento com uma moça, porém, é surpreendido quando a verdadeira Evelyn Mulwray surge em seu escritório disposta a processá-lo. Pouco depois, Hollis aparece morto em um reservatório e Gittes resolve descobrir quem o enganou. A sua busca revela uma trama de desvio de fornecimento de água, aquisições de terras no Vale de São Fernando e o envolvimento de pessoas ligadas à Companhia de Água e Energia, inclusive do pai de Evelyn, Noah Cross.

Chinatown, de 1974, é um clássico do neo-noir estadunidense, que rendeu um Oscar de  Roteiro Original para Robert Towne. Além de  Nicholson, é estrelado por Faye Dunaway e John Huston. Tem inspiração evidente nas guerras da água no sul da Califórnia, uma série de disputas no início do século 20 em que os interesses de Los Angeles se sobrepuseram aos direitos à água no Vale Owens. Em 1991, o longa foi selecionado pela Biblioteca do Congresso para preservação no National Film Registry dos Estados Unidos, para filmes que são “culturalmente, historicamente ou esteticamente significantes”.

Publicidade

Curiosidades

Trilogia – Chinatown é a primeira parte de uma trilogia planejada pelo roteirista Robert Towne, que mostraria o detetive J. J. Gittes e a cidade de Los Angeles. A segunda parte, A Chave do Enigma (1990), foi dirigida pelo próprio Jack Nicholson.

Set agitado – Brigas eram frequentes no set. Roman Polanski arrancou fios de cabelo de Faye Dunaway que estariam atrapalhando a fotografia de uma das cenas. Em outra ocasião, a atriz e Jack Nicholson filmavam uma cena no carro. Faye insistia em ir ao banheiro. Polanski não autorizou e reza a lenda que a atriz atirou um copo de urina no rosto do diretor.

Publicidade

Evelyn – Ali MacGraw, esposa do produtor Robert Evans, interpretaria Evelyn Mulwray, mas perdeu o papel ao trocar o marido pelo galã Steve McQueen.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.