Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Agenda

Sobre a Segunda Guerra, Dunkirk está nos cinemas de Santa Cruz

O milagre de Dunquerque provocou em Churchill uma reflexão dura: “Não se ganham guerras com retiradas”. A afirmação realista se encontra naquele que é seu mais famoso discurso: “Não nos renderemos”. Dunquerque é isso, um paradoxo: uma derrota catastrófica transformada em inspiradora vitória.  

Dunquerque é uma das páginas mais bonitas da Segunda Guerra – os pequenos barcos que se mobilizam para resgatar os soldados acuados na praia francesa. No início da operação, Churchill acreditava que conseguiria salvar 30 mil soldados dos 400 mil que lá estavam. Errou feio. 300 mil se safaram, escapando pelas pequenas embarcações que, para salvar seus soldados, enfrentaram o Canal da Mancha e o cerrado bombardeio da aviação alemã. 

Em Dunkirk, filme que está em cartaz nos cines de Santa Cruz, o diretor Christopher Nolan instala-se nesse cenário com os recursos para torná-lo uma experiência estarrecedora – imagens em 70 milímetros, profundidade de campo, 4 mil figurantes, som que ressoa pela sala como se estivéssemos sob fogo. A ação é fragmentada em três níveis. 

Publicidade

Na praia, ao lado de soldados que tentam escapar e se tornam alvos da artilharia nazista. No ar, a bordo dos caças britânicos que duelam com os alemães e os impedem de causar estragos maiores. No mar, em uma dessas heroicas embarcações que viajam para Dunquerque – com um homem e dois filhos. A fragmentação no tempo, e na montagem, também contribui para imergir o espectador na confusão de uma batalha épica.

CONFIRA OS HORÁRIOS DOS CINEMAS

Macacos me mordam

Publicidade

Também entrou em cartaz mais um filme com o selo Planeta dos Macacos. Esta é a nona produção da franquia, iniciada na década de 1960. Desta vez, com a direção de Matt Reeves e com Andy Serkis e Woody Harrelson no elenco. Humanos e macacos cruzam os caminhos novamente. César e seu grupo são forçados a entrar em uma guerra contra um exército liderado por um impiedoso coronel. Depois que vários macacos perdem suas vidas, César luta contra seus instintos e parte em busca de vingança. Dessa jornada, o futuro do planeta poderá estar em jogo.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.