Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Happy Hour

O baile de Trombudo

Os jovens progressistas de Trombudo organizaram um baile de carnaval em pleno sábado, no Salão Machado. Essa heresia afrontava os costumes e o bom comportamento do rebanho católico, que estava proibido de acompanhar essas festas nada recomendadas, ainda mais na noite de sábado. No domingo teria a Santa Missa, às oito horas. Nenhum católico poderia faltar ao compromisso.

A folia do baile de carnaval transcorria animada pelo salão. Os jovens davam os primeiros pulos, animados com as marchinhas executadas pelo conjunto musical e acompanhados pelas meninas mais avançadas para aquela época. A repressão era muito grande com o sexo feminino. 
Os estudantes dos colégios de Santa Cruz, que retornavam para a casa dos pais nos fins de semana, tomavam a iniciativa. Para eles, o carnaval não era novidade. Lançaram o baile em Trombudo, inédito no interior. 

Nesse baile, até os católicos e os evangélicos confraternizavam juntos, algo inadmissível para as pessoas mais velhas. Era uma heresia. Até aquela data, as quermesses e festas populares eram separadas, cada um para o seu lado. 

Publicidade

Algo inesperado aconteceu naquela noite, que chocou e deixou apreensivos os católicos: o padre compareceu à festa. Lá estava ele, com aquela batina preta impecável. Subiu numa cadeira, pois do alto poderia vislumbrar melhor o rebanho católico. Anotou os nomes dos frequentadores. Um escândalo! O padre de caderneta em punho, fazendo anotações. O burburinho no salão foi grande. 

Os evangélicos aproveitaram a ocasião para tripudiar seus vizinhos e amigos católicos. O espanto causado pela presença do religioso foi deprimente. Os católicos nunca haviam passado por um vexame tão grande. As beatas teriam assunto para várias semanas. 

O povo tratou de espalhar o lamentável fato acontecido com os paroquianos da Comunidade São José. A repercussão ultrapassou as fronteiras, tanto que ainda hoje estou relatando essa estória.

Publicidade

As anotações do padre repercutiram. Os católicos não podiam participar de um baile frequentado somente por libertinos e ateus. O castigo seria grande para aqueles hereges! O pecado era grave! 

Na manhã seguinte, na missa das oito, aconteceu o esperado e temido sermão. O padre citou o nome de todos os presentes na festa pagã. Repetiu duas vezes a homilia. Falou na língua alemã e repetiu em português. Irado, afirmou veementemente que todos seriam excomungados da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. 
Vejam o problema que esses fiéis teriam que enfrentar, além da ira daquelas pessoas mais velhas. Que sirva de lição! 

Um morador castigado, muito irado, esbravejava impropérios contra o padre. Enfrentava os 35 km da estrada de chão até Santa Cruz todos os domingos e frequentava as missas da Catedral São João Batista. Pensava com seus botões que na cidade Deus já havia evoluído. 

Publicidade

Ficou inimigo do padre. Nunca mais forneceu donativos para as quermesses. Esse padreco iria saber com quem estava lidando!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.