Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Happy Hour

A mãe transmitia alegria

Minha mãe, Elzira Winter Haeser, era natural de Candelária. Morava na mesma rua do meu pai, Edwino João Haeser. A convivência diária de vizinhos aproximou os dois jovens, que se enamoraram. Essa paixão levou-os ao casamento. O enlace se deu em Candelária. Em seguida, o jovem casal mudou-se para Trombudo. A casa foi construída com muito sacrifício. Ela resiste até hoje. Fica nas imediações da entrada para o distrito de Formosa.

Por muitos anos, seu Edwin, que assim era denominado pelos vizinhos alemães, foi o alfaiate da localidade. Não ganhava muito com a profissão, porém o serviço não parava. Sempre havia alguém que estava com o casamento marcado. O noivo usava um terno novo para sair bem nas fotos ao lado da noiva.

Meu pai era uma pessoa inteligente e séria. Lia jornal e escutava os noticiários das rádios, únicas fontes de informação, restritas a poucas pessoas. Os colonos, quando vinham para a vila, sempre davam uma parada na casa do Edwin, que lhes informava os últimos acontecimentos dos noticiários políticos e econômicos.

Publicidade

Os colonos só se comunicavam pelo dialeto alemão. Falar português fluentemente era uma raridade. Nas escolas do interior, as aulas eram ministradas em alemão.

No governo de Getúlio Vargas houve a reforma, tornando obrigatório o ensino na língua portuguesa. Os filhos dos colonos tinham extrema dificuldade. Em casa só falavam o dialeto alemão. Essa mudança brusca fez com que muitos deixassem de estudar, preferindo ajudar os pais na roça.

A dona Cina, como era conhecida minha mãe, não era muito alta e sim um pouco fora do peso, mas não poderíamos chamá-la de obesa. Tinha uma vasta cabeleira levemente ondulada e os cabelos grisalhos. Era benquista na vizinhança e na vila, extremamente comunicativa, solidária com todos que dela precisassem. Suas risadas estridentes denunciavam sua presença em qualquer ambiente. Era sua marca registrada.

Publicidade

Minha mãe fazia parte da Sociedade de Damas Sempre Unidas (nome fictício) de Trombudo. Era encarregada de fazer a chamada da sócia, anunciando sua vez de jogar. Microfones, naquele tempo, nem pensar.

As mulheres, nos domingos à tarde, se reuniam no Salão Machado, para jogar bolão de mesa. Quem conseguisse derrubar o maior número de pinos era a vencedora.

Acompanhava minha mãe nessas reuniões. Era o mais novo da casa. Enquanto ela estava envolvida nos seus afazeres, dava-me alguns trocados para comprar uma garrafinha de Pepsi. Levava uma tarde toda para tomá-la. O precioso líquido era degustado de gole em gole e dava umas dez voltas pela boca antes de ser engolido.

Publicidade

O sobrinho do padre Backes era tetraplégico e não falava. A visita da Cina era ansiosamente esperada pelo cadeirante. Bastava escutar a voz e a risada dela se aproximando da casa que seu semblante se transformava numa esfuziante alegria. Adorava a voz e o sorriso carinhoso da Cina. Que mulher bondosa!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.