Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HAPPY HOUR

Viagens inesquecíveis: Kuşadası

Kusadası, Turquia, é a porta de entrada para Éfeso – uma das maiores civilizações do mundo antigo e mais importante sítio arqueológico e religioso da época. Algumas das obras mais importantes do mundo antigo estão em Kusadası, incluindo o Templo de Ártemis (uma das sete maravilhas do mundo antigo), a Basílica de São João, onde o apóstolo está enterrado, e a Casa da Virgem Maria.

Situada na costa oeste da Turquia, 90 quilômetros ao sul de Esmirna (terceira maior cidade da Turquia), Kusadası possui muitos locais importantes na história, como Éfeso, Dídimos, Priene e Mileto – locais lindos para quem gosta de apreciar grandes paisagens e monumentos!

onumentos! Foi a segunda visita que eu e a Lizete fizemos a esse local histórico, onde praticamente se iniciou a civilização. Na primeira, viajamos com a AGF Seguradora, hoje Allianz. É impressionante vermos as construções de uma época remotíssima, com seus palácios e suas bibliotecas restaurados com uma fidelidade a toda prova e a cidade, com um sistema de esgoto moderníssimo. Pelo que li nas placas existentes, esse trabalho de restauração foi realizado por profissionais alemães. 

Publicidade

Também chamou muita atenção um estádio, que tinha a capacidade para abrigar 25 mil espectadores, número que realmente dá a dimensão de como o povo daquele tempo gostava de espetáculos. Depois dessa visita sob um sol escaldante, subimos o morro de ônibus; os caminhos estreitos serpenteavam nas encostas até chegarmos ao topo e nos depararmos com um lugar de intensa peregrinação dos fiéis católicos do mundo inteiro, pois ali ainda se encontra edificada a Casa da Virgem Maria, que ali viveu após a morte de Jesus.

A construção de pedras é pequena e a visitação é feita em fila. Os turistas podem apreciar o seu interior, que realmente emociona. No fundo, junto ao altar, ouve-se uma freira cantando, bem baixinho, uma das melodias em homenagem à Virgem Maria conhecidas mundialmente pelos católicos, o que nos toca profundamente. Sinceramente, a gente se arrepia e dá um friozinho danado por dentro.

Na saída, há um grande muro onde os visitantes fazem três pedidos à Virgem; a fachada é crivada de papéis, e a Lizete não perdeu a oportunidade. Espero que tenha sido atendida, pois os desejos até hoje não sei quais foram. Também a água que corre das torneiras, diz-se que é benta.

Publicidade

Enchemos uma garrafa e a carregamos com todo cuidado para trazê-la ao Brasil. Infelizmente, ela não passou despercebida dos fiscais do aeroporto de Veneza, que a confiscaram. 

Argumentamos que era uma inofensiva água benta e que até abençoaria a nossa viagem aérea, mas de jeito nenhum pudemos carregá-la para o avião. Alegaram que poderia ser um material perigosíssimo, carregado por dois terríveis terroristas que estavam a fim de explodir o avião.

LEIA TODAS AS COLUNAS DE CLÓVIS HAESER

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.