Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Conteúdo patrocinado

Como lidar com a queda de cabelo durante o tratamento de câncer

Efeitos colaterais são comuns durante o tratamento contra o câncer, e a intensidade dos sintomas pode variar de uma pessoa para outra. Um deles, principalmente durante a quimioterapia, é a perda de cabelo, também chamada de alopecia. Ela pode ocorrer em todo o corpo, incluindo cabeça, rosto, braços, pernas, axilas e região pubiana.

A perda do cabelo é, na maioria das vezes, uma experiência desafiadora, pois mexe com o lado emocional dos pacientes, afetando a autoestima e a qualidade de vida. No entanto, é importante lembrar que a perda do cabelo é temporária e os fios voltam a crescer logo após o fim do tratamento. 
A médica oncologista Bruna Fischer Baldissera, responsável técnica pela Clínica de Oncologia da Unimed em Santa Cruz do Sul, aconselha que o paciente converse com o médico antes do início do tratamento, tirando dúvidas sobre os possíveis efeitos colaterais. Algumas orientações, de acordo com Bruna, podem ajudar durante este período. Veja:

– Corte o cabelo mais curto que o habitual, isso ajuda na adaptação; 
– Utilize xampu neutro e evite lavar a cabeça com água muito quente;
– Escove os cabelos com delicadeza e evite secá-los com o secador muito quente;
– Sinta-se à vontade para utilizar alguns acessórios como toucas, bonés, lenços, chapéus ou perucas: o importante é sentir-se bem;
– Use filtro solar com fator de proteção (FPS) maior que 30;
– Evite tinturas. Utilize apenas tonalizantes livres de amônia e demais produtos químicos.

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.