Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Conteúdo patrocinado

[VÍDEO] Como identificar um câncer de pele?

Considerado o tipo mais incidente em todo o mundo, inclusive no Brasil, o câncer de pele se manifesta principalmente por pintas e manchas encontradas pelo corpo. Porém, elas são facilmente confundidas com as que são naturais à pele e, muitas vezes, acabam passando despercebidas. Para diferenciá-las, é importante ficar atento em algumas características próprias.

Segundo médica oncologista Bruna Fischer Baldissera, responsável técnica pela Clínica de Oncologia da Unimed em Santa Cruz do Sul, existe uma técnica chamada “Regra do ABCD” que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é capaz de auxiliar na identificação dos sinais que apresentam algum perigo à saúde. “Todas as manchas que forem Assimétricas, tiverem Bordas irregulares, Cores que variam e Dimensões superiores a seis milímetros devem ser vistas com cuidado”, alerta. “É importante lembrar que, caso o paciente encontre uma dessas alterações, não significa o indício de câncer, mas sim, que ele deve procurar orientação médica”, observa a oncologista.

Para prevenir o câncer de pele, as melhores medidas são evitar a exposição excessiva ao sol, principalmente nos horários entre 10h e 16h, e proteger a pele dos efeitos da radiação UV utilizando diariamente o protetor solar, com fator de proteção (FPS), no mínimo, 30.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.