Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Oportunidade

França abre candidatura para ensino superior 2017-2018

Candidatos interessados em fazer graduação e pós-graduação na França no ano letivo 2017-2018 já podem enviar suas candidaturas por meio do site Campus France Brasil. Os dossiês eletrônicos devem conter informações sobre os percursos acadêmico e profissional dos candidatos, além de motivação e outros anexos. 

A data limite para envio dos dossiês varia de acordo com o nível e a área de estudo. O prazo máximo é 17 de março de 2017. As aulas no sistema de ensino superior na França têm início, normalmente, em setembro. 

Os interessados encontram todas as informações sobre o calendário e o processo de candidatura no site do Campus France Brasil (link).

Publicidade

Alta no número de candidaturas individuais

A França é o terceiro país mais procurado por estudantes internacionais em mobilidade universitária. Todos os anos, cerca de 300 mil alunos estrangeiros são acolhidos pelas universidades e outras instituições de ensino superior francesas. 

Cerca de 4 mil brasileiros viajam para a França a cada ano para estudar – incluindo cursos livres, de idiomas e ensino superior. Em 2016, o número de candidaturas individuais (sem vínculo com universidades brasileiras) para graduação e pós-graduação registrou alta de quase 60% em comparação com o ano anterior, mesmo em um contexto de redução da mobilidade universitária internacional. 

Publicidade

Benefícios para brasileiros

O custo relativamente baixo dos estudos na França é um dos principais fatores de escolha dos alunos estrangeiros. Todas as universidades são públicas e têm o mesmo nível de qualidade. O governo francês toma a seu cargo 90% do custo do ensino e não há distinção entre estudantes franceses e estrangeiros. Os brasileiros pagam as mesmas taxas que os franceses.

Categorias

Publicidade

Anuidade estimada

Universidades

200 a 400 euros/ano

Publicidade

Escolas de Engenharia

cerca de 600 euros/ano

Escolas de Arquitetura

Publicidade

400 a 900 euros/ano

Escolas privadas

5.000 a 12.000 euros/ano

Com o visto de estudante, é possível trabalhar meio período. Os alunos das instituições francesas ainda têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte. Além disso, os brasileiros que vão para a França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa.  

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.