Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Conteúdo patrocinado

Por que você deveria trocar o leite UHT pelo leite A

Você sabia que existem vários tipos de leite e que prestar atenção neste detalhe pode ser bastante benéfico para a sua saúde? O leite UHT (Ultra High Temperature), também conhecido como Longa Vida, é o tipo mais comum à venda no mercado, e é obtido pelo processo de Temperatura Ultra Alta de Pasteurização. Já o leite Tipo A diferencia-se dos demais pela qualidade superior, que é garantida pelo acompanhamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O leite Tipo A

O leite Tipo A é produzido por um único rebanho, com rigorosos controles de saúde e higiene. Os parâmetros de qualidade do leite cru são bem restritivos, e no Tipo A , encontramos a menor contagem bacteriana entre todos os leites crus.

E por que ele é tão seguro? Porque não há nenhum contato humano e nem transporte por caminhões no Leite Tipo A. A ordenha das vacas é mecânica e o leite segue por tubulações de inox até o laticínio, que fica ao lado do galpão onde os animais são ordenhados. Nos laticínios, são realizadas análises de qualidade e, em seguida, o leite é pasteurizado e envasado, mantendo o frescor do leite da fazenda.

Publicidade

A matéria prima para se produzir o Tipo A é um leite com contagem bacteriana muito menor do que os demais leites, sendo que a CPP (Contagem Padrão em Placas, parâmetro de qualidade utilizado para bactérias) para o leite cru Tipo A tem que estar abaixo de 10 mil UFC/mL, enquanto para os demais leites tem que estar abaixo de 900 mil UFC/mL.

Leite super seguro

No processo de pasteurização, o leite Tipo A é aquecido a 75 graus e nesta temperatura mantido durante 18 segundos, desta forma se garante ao consumidor um leite seguro, isento de microrganismos que possam causar doenças, ao mesmo tempo que se preservam bactérias boas do leite, como os lactobacilos. Nos leites longa vidas, conhecidos como UHT, o processo de ultra pasteurização leva a temperatura do leite a 135 graus durante dois segundos, eliminando todos os microrganismos, tanto os ruins como os bons.

Durante a pasteurização, o leite passa também pela homogeneização, na qual ocorre a quebra da gordura do leite em partículas menores e as agregam à proteína do leite, e por isso não ocorrerá a formação de nata. O processo também torna ele um leite de digestibilidade podendo ser consumido, inclusive, por pessoas com intolerâncias leves e médias à lactose.

Publicidade

No leite Tipo A também não existe adição de outros ingredientes, ou seja, trata-se de um leite puro e sem processamento. Já no leite UHT é comum encontrar trifosfato de sódio (INS 451i), citrato de sódio (INS 331iii), monofosfato monossódico (INS 339i) e difosfato dissódico (INS 450i), entre outros ingredientes.

Tudo isso faz com que o leite tipo A seja o único tipo de leite que verdadeiramente é apenas leite.

Leite tipo A em Santa Cruz do Sul

A Fazenda Trevisan, localizada na Serra Gaúcha, produz o leite Tipo A e tem como foco a busca por qualidade, entregando aos clientes alimentos com maior segurança alimentar, melhor sabor e textura, e também a manutenção dos nutrientes naturais do leite e melhor digestibilidade.

Publicidade

O leite Tipo A da Fazenda Trevisan é o único produzido no Rio Grande do  Sul, e pode ser encontrado nas seguintes opções:

  • Leite integral, com a quantidade de gordura natural do leite;
  • Leite semidesnatado, com reduzido teor de gordura;
  • Leite desnatado, sem gordura;
  • Creme de leite, perfeito para bater chantilly, assim como para a elaboração dos melhores molhos e sobremesas.
  • A empresa fica localizada no interior do município de Farroupilha e agora começa a distribuir seu leite na Naturvida, uma loja focada em produtos naturais.

Produtos realmente saudáveis

A Naturvida tem o conceito de vender apenas produtos que fazem bem para a saúde e, por isso, aposta no leite Trevisan, que soma diversos benefícios, além de ser um leite que realmente é leite. A empresa é gaúcha e muito preocupada com a qualidade do seu produto, agora focando em tornar toda a produção do seu leite em tipo A2A2.

Para ser saudável, o produto não deve parecer saudável, mas realmente o ser. Por isso, a Naturvida não coloca produtos com glutamato monossódico em sua loja e evita diversos tipos de adoçantes.

Publicidade

Para um produto ser vendido na Naturvida, ele passa por uma análise bastante criteriosa. Ingredientes que fazem mal para o nosso organismo são descartados imediatamente. São observados pela empresa todos itens que compõem os produtos e a escolha do que vender se dá sempre pelos ingredientes mais saudáveis.

“Na Naturvida não acreditamos apenas em vender o que as pessoas procuram, acreditamos em vender produtos verdadeiramente saudáveis, o lucro só é saudável se vendemos algo condizente com aquilo que acreditamos e não qualquer coisa apenas porque vende”, afirma o sócio-proprietário da Naturvida, Fábio Weber.

Foto: Lula Helfer

 

Publicidade

Onde fica a Naturvida

Santa Cruz do Sul
Endereço: Rua Coronel Oscar Jost, 1007
Horário de atendimento:
Segunda à sexta-feira, das 8 às 19 horas
Sábado: 8h30 às 17 horas
Telefone: (51) 3719-3512
WhatsApp: (51) 99567 1383
Facebook
Instagram

Venâncio Aires
Endereço: Rua Tiradentes, 446
Horário de atendimento:
Segunda à sexta-feira, das 8 às 19 horas
Sábado: 8 às 18 horas
Telefone: (51) 3741-9209
WhatsApp: (51) 99630-1278
Facebook
Instagram

Você também pode conhecer a Naturvida através do site: www.naturvida.com.br

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.