Copa 2018 06/07/2018 01h14 Atualizado às 09h38

Brasil e Bélgica tem duelo de alto nível por vaga na semifinal

Em jogo na Arena Kazan na tarde desta sexta, só uma equipe vai em frente na busca do título da Copa do Mundo da Rússia

Um lugar entre as quatro melhores equipes da Copa do Mundo Rússia 2018 vai estar em disputa entre Brasil e Bélgica a partir das 15 horas (de Brasília) desta sexta-feira em Kazan. A seleção brasileira corre atrás do título de hexacampeã e vem em uma sequência de sete participações seguidas nas quartas de final, tendo vencido o torneio da Fifa duas vezes nesse período. O time belga joga com a pressão de confirmar todos os elogios que vem recebendo nos últimos anos, o que lhe valeu o apelido de “Ótima Geração”, que alia talento, experiência e vigor físico.

O Brasil entra em campo também pressionado, mas pelas últimas eliminações decepcionantes em Copas, com derrotas para França (1 a 0, em 2006) e Holanda (2 a 1, em 2010), as duas nas quartas de final, e o traumático 7 a 1 para a Alemanha nas semifinais da edição de 2014, em casa. Pelas conquistas históricas, a equipe pentacampeã sempre é alvo de expectativas da torcida. Perder jogando mal é uma combinação explosiva para qualquer geração e o favoritismo vira pressão quando grandes campeões e astros são eliminados precocemente.

LEIA MAIS: Brasil e Bélgica buscam vaga na semifinal; França encara o Uruguai

Alemanha, Espanha, Argentina, Cristiano Ronaldo, Messi. Todos estão fora da competição, que não contou com a participação de Itália e Holanda. Enfrentar uma seleção sem tradição como a da Bélgica, em outros tempos, seria visto como um desafio que não é dos mais complicados. Entretanto, com uma geração de jogadores destacados no futebol internacional, como o goleiro Courtois, os meias Eden Hazard e De Bruyne e o atacante Lukaku, os Diabos Vermelhos passaram a ser mais temidos.

O mesmo se aplicou no duelo contra o México, que vinha apresentando um bom futebol, tinha retrospecto de algumas vitórias importantes contra o Brasil, mas não foi páreo nas oitavas de final e perdeu por 2 a 0, sem assustar. Na partida da última segunda-feira, o volante Casemiro levou o segundo cartão amarelo e está suspenso do jogo na Arena Kazan – o substituto é Fernandinho. (EBC/EFE)

QUARTAS DE FINAL

Sexta-feira – 15h
Arena Kazan
Kazan

BRASIL
Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Gabriel Jesus e Neymar
Técnico: Tite

BÉLGICA
Courtois; Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Meunier, Witsel, De Bruyne, Fellaini e Chadli; Eden Hazard e Lukaku
Técnico: Roberto Martínez

Árbitro principal: Milorad Mazic (Sérvia)
Árbitro de vídeo: Daniele Orsato (Itália)
TV: RBS TV, Sportv, Fox Sports e Fox Sports 2