Allez le Bleus 15/07/2018 13h59 Atualizado às 18h38

França vence a Croácia e conquista o bi da Copa do Mundo

Triunfo por 4 a 2 na decisão garantiu a taça aos franceses na Rússia

A França conquistou o título da Copa do Mundo 2018 ao vencer a Croácia por 4 a 2 neste domingo, 15, no Luzhniki Stadium, em Moscou. Foi o segundo título francês. O primeiro havia sido conquistado em casa, diante do Brasil, em 1998. O vice da Croácia superou a melhor campanha, que havia sido justamente em 1998, com o 3º lugar.

Entre as premiações, Luka Modrić (Croácia) foi eleito o Bola de Ouro, Kylian Mbappé (França) foi o jogador revelação, Thiabaut Courtois (Bélgica) terminou com Luva de Ouro e Harry Kane (Inglaterra), com seis gols, foi o Chuteira de Ouro.

No primeiro tempo, a França saiu na frente com um gol contra de Mandžukić aos 18 minutos. O centroavante desviou de cabeça após falta cobrada por Griezmann da direita. A bola foi no ângulo direto do goleiro Subašić. A Croácia empatou aos 28. Perišić sofreu falta de Kanté na intermediária. Modrić levantou a bola na direita. Vrsalijo ajeitou de cabeça, Mandžukić desviou, Rebić também escorou de cabeça e Vida tirou de Kanté para Perišić dominar e abrir espaço com a perna direita para soltar uma bomba de canhota. A bola desviou em Varane e estufou a rede no canto esquerdo de Lloris.

A França voltou a estar à frente no placar aos 38 minutos. Griezmann cobrou escanteio da direita, Matuidi tentou desviar para o gol, mas a bola bateu no braço esquerdo de Perišić. O árbitro assinalou o pênalti após revisar o lance no VAR. Griezmann cobrou no canto direito, enquanto Subašić caiu no lado oposto.

LEIA MAIS: Encerramento da Copa conta com shows e presença de Ronaldinho Gaúcho

No segundo tempo, a França ampliou aos 14 minutos com Pogba. Ele lançou para Mbappé, que cruzou da linha de fundo pela direita. Griezmann ajeitou e Pogba carimbou a defesa croata com um chute de pé direito. No rebote, mandou de canhota no canto direito de Subašić. Mbappé aumentou a vantagem aos 20 minutos. Lucas Hernández passou pela marcação na esquerda e cruzou para a entrada da área. Mbappé bateu de direita e acertou o canto direito de Subašić.

Já aos 24, a Croácia descontou. Umtiti recuou para o goleiro Lloris, que tentou driblar Mandžukić. O centroavante foi rápido e o desarmou. A bola foi parar no fundo da rede. Uma falha importante em um jogo decisivo. Porém, o placar não se alterou e a França comemorou o título no apito final