Coronavírus 26/03/2020 07h56 Atualizado às 08h12

Número de voluntários em Santa Cruz chega a 322

Desse total, 132 são da área da saúde. Secretaria considera apoio importante porque há muitos profissionais afastados

Diante de uma pandemia como poucas vezes foi registrado na história moderna, a vulnerabilidade do ser humano a um novo vírus, ainda sem possibilidade de vacinação, causa temor, não só pelas mortes já contabilizadas pela doença no mundo, mas sobretudo pela alta capacidade de contágio. Ainda assim, muitos passam por cima de qualquer receio e se dispõem a ajudar o sistema de saúde, que teme a falta de estrutura para atender à demanda.

Desde o último dia 17, quando a Prefeitura de Santa Cruz do Sul abriu a possibilidade de profissionais se cadastrarem para trabalhar de forma voluntária nas ações de prevenção e combate ao coronavírus, 132 pessoas se prontificaram para a área da saúde.

Foram 87 técnicos em enfermagem, 40 enfermeiros e cinco médicos. Em razão da procura de interessados em colaborar com a Secretaria Municipal de Saúde, desde a última sexta-feira a pasta começou a cadastrar voluntários de outras áreas e esse número já chega a 190. No total, são 322 pessoas.

LEIA TAMBÉM: Quatro pacientes com suspeita de coronavírus estão internados em Santa Cruz

A secretaria ressaltou que o cadastro de profissionais é uma medida de prevenção e classificou o voluntariado como uma manifestação importante de solidariedade neste momento em que é preciso somar esforços e recursos para prestar assistência à população.

“Já começamos a chamar alguns profissionais. Técnicos e enfermeiros voluntários atuam no Hospital de Campanha e, no fim de semana, um médico passa a integrar a escala de plantão no local”, afirmou o secretário Régis de Oliveira Júnior.

“Nos próximos dias, chamaremos outros também. Esse apoio de voluntários é muito importante neste momento, principalmente na saúde, que tem mais de 90 profissionais afastados por motivos diversos. Precisamos do envolvimento de todos.”

LEIA MAIS: Santa Cruz: 70 servidores da Secretaria de Saúde estão afastados

Os interessados podem se inscrever nos seguintes links: 
>>> Formulário da área da Saúde.
>>> Formulário para outras áreas.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS