Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

QUARENTENA

Movimento nos primeiros dias da semana chama atenção no Centro

Foto: Rafaelly Machado

Movimentação dos pedestres também chamou atenção nas imediações das agências bancárias da cidade ontem

Desde o início da manhã, as ruas centrais de Santa Cruz do Sul registravam nessa segunda-feira, 6, uma movimentação acima da média das últimas duas semanas de isolamento social. Mesmo com a reedição do decreto municipal, que manteve as restrições de acesso às lojas, percebeu-se muita gente na rua na zona comercial e nas imediações dos bancos e supermercados.

Os colegas Henrique Paulus, do Bairro São João, e Suelen Santos, do Santa Vitória, tiveram de quebrar a quarentena para fazer serviço de banco e pagamentos para os pais, que permaneceram isolados em casa.

Trabalhadores da indústria, os dois observaram o distanciamento enquanto esperavam para acessar a agência, do outro lado da rua. “Pouca gente está preocupada em manter a distância. Eu estou aqui só para fazer saques para meus pais e ir embora”, disse Paulus.

Publicidade

Suelen disse que a movimentação maior já era percebida dentro do ônibus utilizado para seguir do Bairro Santa Vitória para o Centro. “Havia muita gente, quase ninguém usando máscara e o pior: janelas fechadas”, relatou a industriária. Na manhã dessa segunda, em meio à circulação de pessoas, um carro de som com a mensagem da Prefeitura alertava para a necessidade de manter o isolamento.

LEIA MAIS
Aplicativo e site para cadastro no auxílio de R$ 600 estão disponíveis; confira
Pontos de triagem começam a medir a temperatura da população

Paulus e Suelen: distância segura enquanto esperavam

Município fiscaliza restrições

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul destacou, por meio de uma nota enviada à Gazeta do Sul, que a Vigilância Sanitária fiscaliza apenas se os estabelecimentos estão cumprindo as determinações do decreto municipal.

Publicidade

“Quanto ao movimento nas ruas, cabe à comunidade entender que, neste momento, a recomendação é de que se faça o isolamento social. Toda a população precisa estar consciente quanto à responsabilidade de cada um”, frisou o texto.

LEIA MAIS
Prefeitura libera empresas interditadas após pagamento de multa
Pela primeira vez desde janeiro, China não registra mortes por Covid-19

O Município também destacou que fiscaliza as denúncias de aglomerações de pessoas em bancos, ou no acesso deles, por exemplo. “Entretanto, também é necessária a colaboração da comunidade para denunciar e identificar os locais com aglomerações, inclusive bancos. Todas as agências bancárias já foram notificadas e agora estão recebendo auto de infração, ou seja, abre-se um processo administrativo sanitário para determinar a pena, que pode ir desde multa até interdição”, reforçou o comunicado.

Publicidade

No que se refere aos ônibus, a Prefeitura alerta que os passageiros devem denunciar casos de superlotação. Os coletivos podem manter o transporte desde que todas as pessoas estejam sentadas. O ideal é que o passageiro faça uma foto para flagrar a situação.

A denúncia, com a imagem, deve ser enviada diretamente à Vigilância Sanitária, pelo WhatsApp número 99529 3026. Conforme a Prefeitura, nos últimos dias, a Vigilância já notificou uma empresa por excesso de passageiros.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.