Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pandemia

Governador descarta comércio fechado até junho

Foto: Agência Brasil

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reforçou em transmissão em vídeo nessa quarta-feira, 8, que o comércio não deve permanecer fechado até junho, quando é projetado pelo Ministério da Saúde o pico da pandemia do novo coronavírus no Sul do País. “A política de distanciamento social no Rio Grande do Sul é determinada com base nos dados e evidências científicas”, explicou.

Entretanto, mesmo afirmando que não projeta o fechamento até junho, o governador não estabeleceu prazos para a abertura dos estabelecimentos, explicando que isso só deve ocorrer quando o governo tiver certeza, com base nos indicadores, de uma segurança na estruturação no sistema de saúde.

“Não trabalhamos com a hipótese de comércio fechado até junho. Não teríamos como sustentar uma ação como essa. Estamos confiantes que os resultados que temos agora, associados a um melhor monitoramento, melhor política de teste, com as pesquisas científicas, vão nos permitir ter um monitoramento real da evolução do número de casos para acionar, mediante necessidade, a maior restrição, se for o caso, nas políticas de distanciamento social”, disse.

Publicidade

LEIA TAMBÉM
Santa Cruz tem primeira morte suspeita por coronavírus
Estado estaria oferecendo aos municípios contêineres para armazenar corpos

Ele afirmou que, no primeiro momento, a prioridade é estruturar o sistema de saúde público. “Estamos estruturando toda a retaguarda hospitalar, incrementando em até 60% o número de leitos de UTIs, prioritariamente do SUS, para garantir que tenhamos estruturas para atender os casos majorados”, afirmou Leite.

Até a manhã desta quinta-feira, o Estado já acumula 12 mortes por Covid-19. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na atualização na noite dessa quarta, o número de casos confirmados da doença chegou a 581, em 74 municípios do Rio Grande do Sul.

Na última terça-feira, o estado registrou a morte da primeira profissional de saúde por Covid-19. A vítima é uma técnica em enfermagem, de 44 anos, moradora de Alvorada, que trabalhava no Grupo Hospitalar Conceição, na Capital.

Publicidade

LEIA MAIS: Técnica de Enfermagem morre por coronavírus em Porto Alegre

“Lamentamos todas as mortes ocorridas até aqui em função da Covid-19. Todas elas nos deixam consternados. Mas tem uma que precisa ser destacada por dois motivos: porque é a primeira profissional da área da saúde e a vítima mais jovem do Estado”, citou o governador durante a transmissão.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

https://www.facebook.com/watch/?v=226622251749831

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.