Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sem transmissão comunitária

Três novos casos de coronavírus são confirmados em Santa Cruz do Sul

Foto: Agência Brasil

Três testes aplicados em Santa Cruz do Sul resultaram positivos para anticorpos do novo coronavírus. A informação é do secretário de Saúde do município, Régis de Oliveira Júnior, que concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira, 17, à Rádio Gazeta. Conforme o secretário, os três testes que resultaram positivo foram aplicados por laboratórios particulares e os resultados foram apresentados à Saúde.

Apenas um dos três pacientes é morador de Santa Cruz do Sul. Segundo a Prefeitura, ele teria consultado ainda no mês passado em Vera Cruz, por convênio. Havia retornado recentemente de São Paulo e Santa Catarina e solicitou à Secretaria de Saúde para realizar o exame, porém, como não se enquadrava mais nos critérios estabelecidos na época pelo Ministério da Saúde, não pôde ter a coleta feita. Por isso, buscou um laboratório privado. Os outros dois pacientes teriam vindo do Litoral Norte gaúcho para realizar os testes no município.

Esta situação motivou a Prefeitura a regulamentar também o compartilhamento das informações dos laboratórios particulares com a rede pública de saúde, para que possa haver um controle por parte da Prefeitura. “Isso acaba nos trazendo preocupação e por isso a necessidade de controle em relação à aplicação desses testes, até para que nós possamos monitorar quem testa positivo”, comentou o secretário.

Publicidade

Régis ressaltou, durante a entrevista, que Santa Cruz do Sul não tem nenhum caso de transmissão comunitária. O morador do município que teve o resultado positivo divulgado nesta sexta-feira, segundo o secretário, “também tinha histórico de [contato com a] doença no estado de Santa Catarina”, assim como o primeiro paciente com Covid-19 confirmado. Os outros dois, que são moradores do litoral, também não contraíram a doença em Santa Cruz.

Primeiro caso foi confirmado em 5 de abril

Os casos divulgados nesta sexta-feira, 17, foram o segundo, terceiro e quarto confirmados em Santa Cruz do Sul. O primeiro é de um homem de 48 anos, que havia sido confirmado em 5 de abril.

Caminhoneiro, ele é natural de Paraíso do Sul, mas veio com a família para o Vale do Rio Pardo há 13 anos em busca de mais oportunidades e melhores condições de vida. Em Santa Cruz, ele trabalhou na maior parte do tempo como motorista de uma empresa, até ser demitido há três meses. Ele concedeu entrevista à Gazeta do Sul, quando explicou o contágio e contou sobre a rotina após o diagnóstico.

Publicidade

LEIA MAIS: “Vai ter muita gente infectada ainda, mas não através de mim”, diz paciente com coronavírus

A supervisora médica da Atenção Básica do município, Clauceane Venzke Zell, que atendeu o primeiro confirmado no município, também conversou com a Gazeta do Sul após a divulgação do caso. À época, ela explicou a preparação da rede de saúde para enfrentar a doença e como foi o atendimento do paciente. Ele já cumpriu o isolamento e foi liberado nesta semana.

LEIA MAIS:
“Está praticamente recuperado”, diz médica sobre primeiro paciente com Covid-19
Paciente de Santa Cruz que teve Covid-19 é liberado do isolamento

Até a noite dessa quinta-feira, 16, no boletim mais recente da Secretaria de Saúde de Santa Cruz, o município tinha 13 casos suspeitos de Covid-19, sendo 11 deles de moradores de Santa Cruz. Três pacientes também estão internados com suspeita do novo coronavírus.

Publicidade

Além do caso confirmado, uma mulher morreu em Santa Cruz do Sul por causa do vírus, mas ela era moradora de Encruzilhada do Sul e, portanto, é ligada aos casos do município de origem.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.