Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz e Venâncio

Banco de dados auxilia na prevenção ao coronavírus na região

Foto: Naiara Silveira

O ObservaDR/Covid-19 pode ser acessado no link observadr.org.br/portal/observadr-covid-19/

Os municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires contam com um novo aliado para o planejamento de ações e a tomada de decisões visando à prevenção e ao combate à Covid-19. O projeto Produção de Informações Socioespaciais de Apoio às Ações de Prevenção ao Coronavírus em Santa Cruz do Sul e Região do Vale do Rio Pardo – ObservaDR/Covid-19 – foi desenvolvido de forma colaborativa e voluntária.

A iniciativa foi de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/Unisc), integrantes da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc) e técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Santa Cruz do Sul e da Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Venâncio Aires.

>>> Clique aqui para acessar.

Publicidade

A proposta do ObservaDR/Covid-19 integra o Observatório do Desenvolvimento Regional (ObservaDR) do PPGDR/Unisc, envolvendo ainda os cursos de Geografia, de Comunicação Social e de Arquitetura e Urbanismo da universidade, sob a coordenação do professor Rogério Leandro Lima da Silveira.

O espaço oferece dados secundários e mapas temáticos, com notas contendo informações científicas sobre variáveis sociais, demográficas, de infraestrutura e saúde da população e domicílios dos bairros dos dois municípios. Fornece, ainda, mapas e dados gerais sobre aspectos socioespaciais da expansão da epidemia na região dos vales e no Estado do Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Brasil tem 391.222 casos confirmados de Covid-19

As informações têm como base dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Datasus, das prefeituras de Santa Cruz do Sul e de Venâncio Aires, e da Secretaria Estadual de Saúde, entre outras instituições.

Publicidade

“Os mapas apontam os bairros com maior número de moradores, onde se concentram as pessoas mais idosas, grupos de risco, número de moradores que compartilham a mesma casa, entre outras informações”, explicou a presidente da Seasc, Patrícia Lopes. “A ideia é que este banco de dados possa mostrar o alastramento da doença na cidade, apontando os possíveis locais de transmissão”, acrescentou.

O professor e coordenador do trabalho, Rogério Leandro Lima da Silveira, enfatizou que a escolha dos dados e a definição dos mapas levaram em conta aquelas variáveis e dimensões que, para a equipe do projeto, são relevantes para a análise social e espacial da população e do espaço da cidade no contexto de pandemia da Covid-19.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz amplia horário limite para funcionamento de supermercados

“A iniciativa pretende fornecer informações científicas ao público em geral e subsídios para a tomada de decisão dos gestores públicos na implementação de políticas públicas que visem à prevenção, à mitigação e ao controle dessa doença”, reforçou Silveira.

Publicidade

Silveira refere que a intenção do projeto é oferecer subsídios para a tomada de decisão

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.