Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COVID-19

Regiões Covid de Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana recebem alerta do Sistema 3As

Em reunião na manhã desta quinta-feira, 20, o Gabinete de Crise avaliou as recomendações feitas pelo GT Saúde e confirmou a emissão de três dos quatro novos Alertas do Sistema 3As de Monitoramento sugeridos pela equipe técnica. Com isso, as regiões Covid de Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana foram comunicadas sobre a necessidade de adotar medidas para conter o avanço da pandemia.

Essas três regiões já haviam recebido avisos da equipe técnica estadual na última terça-feira, 18, e, devido à piora em indicadores da pandemia, o entendimento do governo foi pela necessidade de formalizar o pedido para que as regiões passem para a ação.

LEIA TAMBÉM: Entenda como vai funcionar o novo sistema de monitoramento da pandemia

Publicidade

O GT Saúde também havia recomendado um quarto Alerta para a região de Erechim, mas o Gabinete de Crise definiu pela emissão de Aviso para a associação regional e seus respectivos municípios.

Erechim apresenta um crescimento de 24% de novos casos Covid entre os dias 11 e 18 de maio, quando a incidência por 100 mil habitantes ainda se encontrava no mesmo patamar do número do Estado. Ou seja, será comunicada pelo governo quanto a este e outros indicadores que preocupam, mas ainda não será obrigada a encaminhar um plano de Ação. A equipe de técnicos manterá o monitoramento e, caso observe piora no quadro, poderá recomendar novamente o Alerta para avaliação do Gabinete de Crise.

As três regiões que receberam novos Alertas nesta quinta também terão 48 horas para se reunirem e apresentarem suas medidas. Os comunicados serão feitos oficialmente durante o dia, e o prazo só começa a contar após todas serem informadas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Modelo de bandeiras no Estado será substituído por um sistema de alertas

Dentro do fluxo dos 3 As (Aviso, Alerta e Ação), o Gabinete de Crise já aguarda os planos de Ação compatíveis com a situação epidemiológica apontada nos cinco Alertas emitidos na terça-feira (18/5) para Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo. Conforme o fluxo no novo sistema de monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul, se encerrou às 15h desta quinta-feira o prazo de 48 horas para que essas cinco associações regionais e respectivas prefeituras apresentem suas propostas de Ação.

Se a resposta de cada região for considerada adequada, a proposta é aplicada imediatamente, e a região segue sendo monitorada pelo GT Saúde. Caso a resposta não seja adequada, o Estado poderá intervir e estipular ações adicionais a serem seguidas.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.