Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Fórum Internacional de Educação inicia atividades na Unisc

Com apresentação da Orquestra de Câmara Unisc, teve início na noite desta quarta-feira, dia 27 de abril, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o 2º Fórum Internacional de Educação, que este ano agrega o 6º Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, o 14º Fórum Nacional de Educação e o 17º Seminário Regional de Educação Básica. A cerimônia de abertura contou com a presença do pró-reitor de Graduação da Unisc, Elenor Schneider, representando a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, e de dirigentes das entidades parceiras, além de estudantes e professores.

A programação segue até sábado, dia 30 de abril, com palestras, painéis, mostra de trabalhos, atividades artísticas e culturais, exibição de filmes e oficinas. O objetivo é ampliar e consolidar espaços para apresentação, reflexão e debate das produções científicas e das experiências pedagógicas entre pesquisadores e demais profissionais da educação, articulando teoria e prática para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, da graduação e da pós-graduação em educação e áreas afins.

O tema do evento, Escola e professor/a: identidades em risco?, foi debatido na conferência de abertura, ministrada pela professora da Universidade do Porto, de Portugal, Ariana Cosme, que propôs reflexões em torno das escolas contemporâneas. Segundo ela, existe a necessidade de diversificar as formas de apropriação do saber escolar. “Educar crianças e jovens não é um caminho consensual. Há muitas vozes. Fazemos um caminho que nem sempre promove o mesmo projeto”, afirmou.

Publicidade

Para a docente, a realidade é tão complexa que, observações feitas de determinado assunto, vistas de ângulos diferentes, podem ser contraditórias. “Um modelo de escola do século 19, com professores do século 20 e alunos do século 21 não pode dar certo. Fazer escola hoje é muito mais difícil do que antigamente”, frisou Ariana, destacando que os educandários não são constituídos somente de professores, mas de vários profissionais da área de educação que ajudam a construí-la.

Estrangeiros

O destaque desta edição do fórum é a participação de docentes estrangeiros, que ministrarão palestras e painéis ao longo da programação do evento. Estarão presentes os professores Jordi Planella Viera, da Universidad Operta de Catalunha (UOC), da Espanha; Manuel Gonçalves Barbosa, da Universidade do Minho (UMinho), de Portugal; Nahuel Ribke, da Universidade de Tel Aviv (TAU), de Israel; e Mario Vilca, da Universidade Nacional de Jujuy (UNJu), da Argentina.

Publicidade

Parceiros

A promoção do evento é do Núcleo de Educação Básica e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unisc, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul (Smec), com a Secretaria Estadual de Educação, através da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com o Sindicato dos Professores do Município de Santa Cruz do Sul (Sinprom), com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), com o Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) e com o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers), além do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.