Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Univates

MEC institui novas diretrizes para os cursos de licenciatura

Em julho de 2015, o Ministério da Educação (MEC) publicou novas diretrizes para todos os cursos de licenciatura. A novidade, que passa a valer também na Univates, traz formação focada em assuntos políticos, como direitos humanos, diversidade cultural e gênero, além de exigir, no mínimo, 3.200 horas e formação inicial em oito semestres. As exigências devem ser implantadas até 2017.

Na Univates, um fórum específico foi organizado, por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico, para reunir professores que integram o Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de licenciatura, a fim de promover estudo sobre a nova resolução, com vistas à construção de uma proposta institucional. Este é o segundo semestre de discussão e os encontros ocorrem quinzenalmente. “O fórum tem o propósito de discutir internamente políticas de formação de professores e alinhá-las com o Plano de Desenvolvimento Institucional”, afirma o coordenador pedagógico do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), Tiago Weizenmann.

A mudança busca reforçar que o estudante da licenciatura tenha garantidas, ao longo de toda sua formação, experiências e práticas para o exercício da docência. A demanda nacional valerá para acadêmicos que ingressarão em 2017B. “A mudança é positiva pelos valores que a diretriz traz. A norma garante formação humanística a professores, pessoas que trabalharão com educação, e é importante que haja algumas preocupações comuns”, afirma a diretora do CCHS, Fernanda Brod.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.