Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Escolas estaduais recebem 33,5 mil alunos na volta às aulas

Uma reunião com diretores das escolas estaduais do Vale do Rio Pardo, na quinta-feira, 16, marcou o início dos trabalhos para o ano letivo de 2017. Realizado tradicionalmente, o encontro foi o momento de esclarecer dúvidas, apresentar estratégias e definir o que será oferecido durante o período de aulas.

Com previsão de receber 33.556 alunos em 106 escolas de 18 municípios, a rede estadual envolve hoje um contingente de 2.758 professores, 743 funcionários e outras 21 pessoas entre adidos e estagiários. Para assegurar um atendimento integral aos estudantes, as últimas semanas foram de intensa preparação. Destes, 9.769 alunos estarão matriculados nas 19 escolas de Santa Cruz do Sul.

Segundo o coordenador regional de educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o foco dos trabalhos na rede tem sido a formação continuada dos professores. Para este ano, segundo ele, uma das novidades será o alinhamento curricular nas escolas estaduais. O objetivo dessa medida, que vem sendo implantada em todo o Rio Grande do Sul, é proporcionar que as instituições ofereçam um ensino mais uniforme segundo o nível em que estiverem os seus alunos. “Tivemos a participação das escolas na construção de um documento oficial com esses parâmetros”, explica Moura. Na prática, o alinhamento visa evitar discrepâncias entre os conteúdos apresentados a alunos de séries semelhantes.

Publicidade

O coordenador adiantou ainda que, no decorrer de 2017, serão apresentadas iniciativas com o propósito de reforçar essa estratégia. Para isso, estão previstos encontros e eventos voltados a estimular a troca de experiências e integração entre professores de diferentes instituições.

Santa Cruz

A rede estadual de Santa Cruz do Sul conta com 19 escolas. Em 2017, os 9.769 alunos estarão divididos em 422 turmas. Ao todo, 794 professores estarão responsáveis pelos trabalhos em sala de aula. Há ainda 184 funcionários na rede estadual.

Publicidade

Além das escolas, o Vale do Rio Pardo conta com o Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) Mario Quintana, que funciona na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.