Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tecnologia

Dispositivos móveis viram rotina no Colégio Marista São Luís

Esqueça a ideia de que para ter acesso às aulas de informática os alunos precisam se deslocar a uma sala específica com computadores instalados. No Colégio Marista São Luís, em Santa Cruz do Sul, esta prática ficou para trás. Por meio da oferta de dispositivos móveis, não há mais lugar fixo para estudantes e professores desfrutarem da tecnologia. Pode ser na rua, na sala, no pátio ou no corredor. O que importa é que o aprendizado aconteça, independente do ambiente.

Piloto na Rede Marista, o projeto de implantação dos laboratórios móveis de informática possibilita que os alunos do ensino fundamental e médio utilizem os chamados cloudbooks para as atividades em aula. Em um mesmo modelo é possível utilizar o mouse, o touch e a caneta. Para os estudantes que preferem mais praticidade, também dá para usá-lo apenas como tablet. “Esse novo formato é um verdadeiro encantamento para os alunos. Além de poder executar as tarefas em qualquer espaço, eles têm a oportunidade de trabalhar com diferentes programas de forma individual”, afirma o professor de Robótica, Fabrício Noronha. 

A ideia de implementar os laboratórios móveis integra o Planejamento Estratégico da escola. O projeto foi construído junto aos educadores como forma de qualificar a aprendizagem e inserir os jovens neste caminho sem volta chamado tecnologia. “É interessante, pois este modelo, por exemplo, nos permite sair, fotografar formas geométricas, trabalhar com arte ou com matemática. Enfim, tudo é possível, basta um bom planejamento”, complementa.

Publicidade

O aluno do projeto de Robótica, Gabriel Facco, de 15 anos, só enxerga vantagens na implementação do laboratório móvel. Para ele, além de tratar-se de uma ideia inovadora, já que acompanha o ritmo da tecnologia, a utilização dos dispositivos ainda permite uma dinâmica de aula mais ampla. “Podemos trabalhar em uma plataforma diferente e experimentar variadas atividades. Um quizz com os professores, por exemplo, é possível”, conta empolgado. 

No colégio, a antiga estrutura do laboratório de informática será destinada para as atividades de robótica. Professores de todas as disciplinas podem usufruir dos dispositivos e introduzi-los em sala de aula. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.