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Educação

Profissionais avaliam a situação do ensino em Santa Cruz

O auditório da Escola Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul, sediou na tarde dessa sexta-feira o encontro de sete coordenadorias de educação do Estado. O objetivo da reunião foi analisar os últimos resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). Além da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), de Santa Cruz, estiveram presentes as unidades de Pelotas, Santa Maria, Bagé, Santana do Livramento, Rio Grande e Cachoeira do Sul, além de membros da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Criado em 2007 pelo governo do Estado, o Saers avalia alunos do terceiro e sexto ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, nas modalidades de leitura e escrita. A finalidade do sistema é fornecer subsídios que possibilitem a correção das políticas educacionais, visando à qualidade do ensino e à autonomia das escolas; ao estabelecimento de parcerias com diferentes segmentos sociais e ao incentivo à cultura. Este ano, 151.952 alunos de todo o Rio Grande do Sul passaram pelo teste. 

As escolas avaliadas foram classificadas em quatro padrões de desempenho: abaixo do básico, básico, adequado e avançado. Segundo a coordenadora pedagógica da 6ª CRE, Helena Gassen Etges, as instituições de ensino sob abrangência da coordenadoria encontram-se, em sua maioria, nos padrões básico e adequado, com algumas escolas enquadradas no padrão avançado. 

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A  partir da apropriação dos resultados, as escolas devem agora elaborar seus planos de intervenção para melhorar os índices de aprendizagem, monitoradas pelas CREs e Seduc. Conforme Helena, o encontro foi considerado extremamente produtivo pela 6ª CRE, pois permitiu “verificar onde estamos e onde queremos chegar e como queremos”. Além das ações a serem planejadas por cada instituição de ensino, a Seduc lançou medidas gerais que devem ser colocadas em prática. A avaliação dos resultados e o planejamento das escolas estão entre elas, bem como a capacitação das coordenadorias e a promoção de cursos online para os professores. 

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