Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Colégio Mauá comemora 147 anos

O Colégio Mauá é semente, germinação e fruto de sua comunidade. Trabalha integrado com ela, participando ativamente do processo educacional das gerações, vivendo e construindo o desenvolvimento humano em sua global dimensão. Com essa filosofia, o Colégio Mauá, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, completa 147 anos de história neste 27 de julho. Em 2017, a instituição, integrante da Rede Sinodal de Educação, conta com 1,6 mil estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, 102 professores e 75 funcionários.

Em 2017, são 68 turmas em 48 salas de aula, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, nos turnos da manhã e tarde. Na estrutura, destaque para as salas de apoio, brinquedoteca, área de recreação e biblioteca infantil, dois laboratórios de informática, uma sala de atividades múltiplas, duas bibliotecas, um anfiteatro no bosque, um museu e um teatro pedagógico e cultural.

Além disso, a escola mantém um Centro Cultural e Esportivo, focado em oferecer opções para o desenvolvimento de habilidades e criatividade dos alunos, por intermédio dos departamentos de Teatro, Dança, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Olímpica e de Trampolim, Atletismo, Esportes

Publicidade

HISTÓRIA

O ano era 1870. É fundada a Sociedade Escolar Schulgemeinde e criada a Deutsche Schule (Escola Alemã) que, quatro anos depois, passou a ocupar prédio próprio – atualmente, esquina das Ruas Marechal Floriano e Borges de Medeiros. Em 1922, foram inaugurados os prédios do Internato Masculino na Rua Borges de Medeiros; pouco depois, em 1928, o Internato Feminino, mantido pela Oase, é instalado junto à Casa Paroquial. O ano de 1949 marcou o lançamento do auditório do Colégio Mauá, com a presença do embaixador Osvaldo Aranha, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O Museu do Colégio Mauá foi criado em 1966 e o Lar do Estudante, na Rua Cristóvão Colombo, em 1971, que teve em anexo o Ginásio de Esportes, inaugurado em 1979. Já em 1981, o Lar do Estudante se tornou a nova sede do Colégio Mauá, sendo a pista de atletismo lançada em 1990. O moderno Teatro do Mauá começou suas atividades em 2001. A casa de 900 metros quadrados junto ao colégio foi adquirida em 2006 e, hoje, as instalações do local são utilizadas para o turno integral. 

Publicidade

Os anos de 2013 e 2015 foram marcados, respectivamente, pela inauguração do segundo Ginásio de Esportes e do novo espaço exclusivo para a Educação Infantil, com salas adaptadas a cada faixa etária, possibilitando o pleno desenvolvimento de seus potenciais, num ambiente lindo e aconchegante.

OBRA

Desde 2016, está em construção o novo prédio do Colégio Mauá para o Ensino Fundamental (foto abaixo). A obra, financiada com recursos próprios e com doações da comunidade escolar, vai abrigar 24 salas de aula e salas especiais. As doações podem ser feitas por depósito bancário para Sociedade Escolar de Santa Cruz, CNPJ: 95.431.284/0001-87, no Banco do Brasil, agência 0180-5 e conta corrente 3496-7. Posteriormente, o comprovante deve ser enviado para [email protected]. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3711 2144.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.