Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ensino

Escola Goiás planeja recontar a sua história de 115 anos

Para comemorar os 115 anos da Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás, a equipe diretiva e o corpo docente estão organizando um projeto de resgate da memória da instituição. Com o auxílio de fotos e documentos, a expectativa é que os atuais alunos conheçam o passado do colégio por meio de relatos de ex-professores, funcionários e alunos que já passaram por lá.

Para que isso se concretize, está sendo realizado um cadastro de ex-membros da comunidade escolar. “O Goiás tem uma história viva, que anda por aí”, diz a diretora da escola, Leila Vieira Stacke. Nesse sentido, ela pede para que pessoas que tenham frequentado a instituição, independente de função ou época, entrem em contato com a equipe diretiva. Estão sendo programadas rodas de conversa entre os alunos e os voluntários.

Com os documentos e histórias que forem descobertos, ainda será produzida uma linha do tempo, para ser colocada dentro de uma cápsula com as fotos de todos que frequentam a escola agora. A ideia é que o objeto seja aberto somente daqui a 30 anos. “O objetivo do projeto é resgatar a sensação de pertencimento à Escola Goiás, olhando o passado e o presente e planejando o futuro”, explica.

Publicidade

Algumas curiosidades já surgiram

De acordo com a diretora Leila Vieira Stacke, em pouco tempo de execução do projeto já surgiram boas histórias. “Nossos alunos nem imaginam que o primeiro prédio da escola foi na esquina das ruas Marechal Floriano e Borges de Medeiros, onde hoje é o Quirô. Também ocupou o prédio do antigo fórum. E depois, quando foi construído este aqui, tinha metade do tamanho de hoje”, comenta. Outra curiosidade resgatada é o fato de que uma funcionária chegou a morar dentro da escola. “Achávamos que era impossível, mas o neto dela nos provou”, disse.

Baile de aniversário
A comemoração oficial do aniversário de 115 anos da Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás está marcada para o dia 28 de outubro. Nessa data, será realizado um jantar-baile no Avenida. Dentro da programação do evento, está previsto um encontro de todos os ex-alunos. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.