Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Escolas estaduais

Cursos técnicos gratuitos preparam para o mercado de trabalho

Até esta quinta-feira, 30, três escolas estaduais de Santa Cruz do Sul estarão com as inscrições abertas para cursos técnicos. Logística, Hospedagem e Nutrição e Dietética são as modalidades disponíveis para alunos que concluíram o ensino médio e buscam investir no futuro profissional sem custos. Trata-se de um programa oferecido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) desde 2012 em parceria com as escolas Goiás, Professor Luiz Dourado e Willy Carlos Fröhlich (Polivalente). A formação, que alia teoria, estágio, visitas técnicas e projetos práticos vem permitindo aos estudantes uma entrada cada vez mais expressiva no mercado de trabalho. 

Formado pela primeira turma de técnico em Logística pela escola Estado de Goiás ainda em 2014, o empresário Alfrenio de Oliveira, 41, se reinventou. Depois de trabalhar com almoxarifado, servir ao Exército e ingressar na área da confecção, decidiu, aos 37 anos, que era hora de investir em conhecimento e profissionalização. Ao longo da formação, aprendeu noções de marketing e administração e passou a entender sobre o funcionamento do mercado. Mas não parou por aí. Em uma das visitas técnicas da turma à Afubra, acionou seu olhar empreendedor e explorou um nicho inédito no País: a cinta de segurança para transporte de carga. “Nesse encontro, um dos membros da empresa comentou que aquele tipo de material não existia no Brasil e era importado do Canadá. Como eu já trabalhava com confecções, pedi um modelo para tentar reproduzir.”


Oliveira criou marca hoje presente em todos os estados do País | Foto: Rodrigo Assmann

Publicidade

O tiro foi certeiro. Na onda da sustentabilidade – afinal, o material substitui o plástico –, Oliveira e a sócia da empresa onde já trabalhava, Simone Kern, criaram a Log.safesets, única marca autorizada no Brasil a produzir as cintas de velcro reutilizáveis. “Hoje vendemos cerca de 2 mil cintas por mês e estamos presentes em todos os estados brasileiros.” Por intermédio de uma empresa de São Paulo, Oliveira também exportará a sua criação para as marcas Dell e Apple, nos Estados Unidos. “O curso deu uma guinada na minha vida. De funcionário, passei a sócio, minha renda incrementou e viajo, pelo menos, duas vezes por mês ao Rio de Janeiro”, comemora. O ex-aluno de Logística também é convidado com frequência para palestrar aos alunos do curso. 

De acordo com a diretora da Escola Goiás, Leila Stacke, o  curso técnico em logística tem duração de um ano e meio e oferece a oportunidade de qualificação para suprir vagas nas áreas da indústria, comércio e serviços.

Chance de uma colocação rápida

Outro exemplo de quem logo ingressou no mercado é Fernanda Luisa de Freitas Job, 22 anos. Enquanto frequentava as aulas do curso de Nutrição e Dietética, na Willy Carlos Frohlich, a jovem, já no estágio obrigatório, adquiriu experiência com alimentação escolar na Emei Faxinal e Emef Duque de Caxias. Mais tarde, conquistou o primeiro emprego como técnica em auxiliar de nutricionista na Ao Ponto Refeições. A estudante foi aprovada em um concurso público e desde junho trabalha com alimentação escolar na 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). “Minha função hoje é visitar as escolas, verificar se a cozinha está em boas condições e até mesmo promover palestra sobre alimentação saudável.”

Publicidade


Após a qualificação, Fernanda trabalha com alimentação escolar | Foto: Lula Helfer

Outro que resolveu mudar de área e, assim como Alfrenio de Oliveira, se reinventar, foi Urgel Gorziza de Souza, 35 anos. Jornalista por formação, passou a frequentar as aulas do curso de Nutrição e Dietética por indicação de uma vizinha e foi surpreendido. “Resolvi experimentar por ser intolerante ao glúten. Queria aprender algumas receitas e entender mais desse universo, mas descobri que o curso vai muito além.” Na visão de Gorziza, as aulas proporcionam uma formação qualificada, com professores que dominam o assunto. Entre as disciplinas que integram o currículo, segundo a coordenadora e nutricionista, Fabiana Neumann, estão nutrição básica, microbiologia de alimentos e até administração para incentivar o empreendedorismo.

Inscrições

Os três cursos disponíveis em Santa Cruz estão com inscrições abertas até esta quinta-feira, 30. Os alunos interessados deverão preencher a ficha disponível no site www.educacao.rs.gov.br, no ícone “matrícula na escola pública”, ou na secretaria da escola. No ato da inscrição serão obrigatórias uma cópia do documento de identificação e a comprovação de conclusão do ensino médio. Informações sobre pré-requisitos e currículo dos cursos podem ser obtidas pelos telefones abaixo.

Publicidade

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Escola Estado de Goiás
Curso: Logística – 80 vagas
Telefone: (51) 3711 2760
Aulas: segunda a sexta, das 18h50 às 22 horas
Endereço: Rua Carlos Trein Filho, 961, Centro

– O técnico em Logística desempenha funções em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, atuando em toda a cadeia logística. Realiza procedimentos de transporte, planejamento, compra, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição, distribuição de materiais e controle de estoque, com visão de gestão integrada do processo como também dos sistemas de informação por meio das tecnologias. 

Willy Carlos Fröhlich
Curso: Nutrição e Dietética – 70 vagas
Telefone: (51) 3711 2186
Aulas: segunda a sexta, das 7h30 às 11h40 ou das 18h50 às 22h30
Endereço: Rua Dona Carlota, 127, Faxinal Menino Deus

Publicidade

– De acordo com a resolução 312/2003 do Conselho Federal de Nutricionistas, os técnicos podem atuar em alimentação coletiva em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) que prestem atendimento a populações sadias (restaurantes industriais e comerciais, hotéis, cozinhas experimentais, creches, escolas e supermercado); Nutrição Clínica em instituições que prestem assistência à saúde de populações portadoras de patologias (hospitais, clínicas e asilos); e Saúde Coletiva (Programas Institucionais e Unidades Básicas de Saúde).

Colégio Professor Luiz Dourado
Curso: Hospedagem – 40 vagas
Telefone: (51) 3713 2509
Aulas: segunda a quinta, das 19 horas às 22 horas 
Endereço: Rua Daltro Filho, 1.020, Bairro Arroio Grande

– O curso em hospedagem é voltado para pessoas que têm interesse em trabalhar nas áreas de hotelaria, eventos, restaurantes e cruzeiro, dentre outras ligadas aos meios de hospedagem. Configura uma oportunidade de aprofundamento para quem já trabalha na área ou de conhecimento para os que desejam ingressar nela. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.