Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Escola do Vale do Rio Pardo é destaque de programa estadual

Um dos destaques do Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor, da Secretaria de Educação (Seduc), é a Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese, de Lagoa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo. Em 2016, a instituição foi beneficiada com equipamento para captação de energia solar. Em parceria com a empresa JTI Indústria Fumageira, foram instalados 25 painéis de 315 Watts, com capacidade de geração média de 945 quilowatts (kW) por mês, o que representa 80% da necessidade mensal de energia elétrica da instituição de ensino.

Em agosto deste ano, a escola também foi reconhecida com o Selo de Energia Solar, concedido pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal). Outro fator de relevância do Escola Melhor, Sociedade Melhor foi a grande participação da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Ao todo, foram firmadas 152 parcerias nas escolas da região.

O programa

Cerca de 700 escolas da rede pública estadual foram beneficiadas, durante 2017, com R$ 2 milhões em doações – recursos originados por meio do Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor. Os valores são provenientes de 411 parcerias firmadas com os setores público e privado e foram investidos em construções de áreas cobertas, manutenções prediais, coberturas de acesso, plataformas de acessibilidade para alunos com deficiência, materiais de sala de aula e de informática. Além disso, representantes de 1.405 estabelecimentos de ensino de 11 regiões do Rio Grande do Sul foram capacitados como gestores da ação. O número de escolas que aderiram ao programa foi 50% superior ao registrado em 2016.

Publicidade

Segundo a coordenadora do programa, Dinalva Barbosa Mendonça, a meta é buscar a adesão de 1.200 escolas até o final de 2018. “As escolas estão entendendo a importância das parcerias e se articulando melhor com a comunidade. Por meio do programa, as instituições de ensino estão percebendo que podem melhorar não somente os espaços físicos, mas também articular toda uma rede de apoio para auxiliar diretamente na aprendizagem dos estudantes”, explicou.

Como participar

O Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor é coordenado pelo Departamento de Articulação com os Municípios (DAM). As pessoas jurídicas ou físicas interessadas em participar devem procurar a direção da escola que pretendem ajudar. A participação da comunidade pode acontecer de diversas formas, como doação de recursos materiais (livros e equipamentos); patrocínio para manutenção, conservação, reforma e ampliação da infraestrutura física; disponibilização de banda larga; e aquisição de equipamentos de informática.

A adesão das escolas também é fácil. Para participar, a direção da escola deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, por meio do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a direção deve seguir o caminho indicado no site da Seduc, na aba ‘Programas’.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.