Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Movimento de volta às aulas tem início em instituições de Santa Cruz

A sabedoria popular diz que é depois do Carnaval que efetivamente começa o ano. Para confirmar esta afirmação, uma parcela de alunos da rede privada e professores e profissionais da educação municipal de Santa Cruz do Sul darão início ao ano letivo de 2018 exatamente um dia depois da Folia de Momo.

A Quarta-feira de Cinzas marca o pontapé inicial para os alunos novos do Colégio Marista São Luís, de Santa Cruz. A instituição realiza nesta quarta-feira, 14, uma integração entre alunos recém-chegados, pais e professores.  

É tempo de conferir as novidades, como as novas salas dedicadas para as turmas da educação infantil, construídas em uma área anexada ao colégio. Já o ano letivo começa para valer nesta quinta-feira, com o regresso dos 760 alunos matriculados desde a educação infantil até o 3º ano do ensino médio. 

Publicidade

A quarta-feira também tem o início das atividades dos professores e funcionários do Colégio Mauá. Desta quarta até sexta-feira ocorre o seminário geral da instituição, que a partir da segunda-feira abre suas portas para 1.650 alunos. Ao todo, 102 professores e 75 funcionários participam do evento de formação.

Professores têm atividades nas escolas

Cerca de 1,4 mil profissionais ligados à educação municipal de Santa Cruz do Sul retornaram às salas de aula nesta quarta-feira. As atividades ocorrem nas próprias escolas do município.

Publicidade

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Jaqueline Marques, cada uma das escolas têm atividades distintas para este primeiro dia do novo ano. “É o momento de revisar a agenda, promover reuniões e também revisar as políticas pedagógicas de cada instituição.”

Nesta quinta-feira ocorre a Jornada Pedagógica do Município, que tem como tema tratar da educação e diversidade. “Serão três atividades distintas. No turno da manhã participam 800 profissionais da educação, entre professores, supervisores, orientadores e psicopedagogos”, explica.

À tarde, em torno de 600 profissionais, entre atendentes, monitoras e serventes que trabalham com educação infantil, participam de uma capacitação. À noite será encenado o musical Jardim de Cataventos. A peça, que tem entrada franca, é aberta à comunidade e os convites podem ser retirados junto à Secretaria Municipal de Educação. Todos os eventos ocorrem no Auditório Central da Unisc. 

Publicidade

Na sexta, professores voltam para suas escolas e dão seguimento às atividades de início de ano. A partir de segunda-feira, 10,3 mil alunos da rede municipal retornam às salas. A educação infantil retorna com 4,3 mil crianças, enquanto o ensino fundamental recebe quase 6 mil alunos.

Aulas na próxima semana

Além dos alunos do Colégio Mauá, os estudantes do Dom Alberto e Educar-se começam o ano letivo na próxima segunda-feira. No Dom Alberto, o primeiro dia é dedicado aos alunos novos. A aula de fato terá início na terça-feira, dia 20.

Publicidade

A Escola Educar-se, instalada junto ao campus da Unisc de Santa Cruz do Sul, espera por 540 alunos matriculados. As aulas começam para todos na próxima segunda, com atividades especiais nos turnos da manhã e tarde.

Matrículas

Pais de alunos com idade entre 4 e 5 anos que perderam o primeiro período para as matrículas da educação infantil precisam procurar as creches a partir da próxima segunda-feira.

Publicidade

A lista com as inscrições já foi divulgada no site da Prefeitura. As matrículas são feitas nas próprias creches e encerram na sexta-feira, dia 23. O ingresso do aluno na educação infantil, a partir dos 4 anos, é obrigatório, ficando o pai ou responsável sujeito a cometer o crime de abandono intelectual.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.