Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Em tempo real

Escola de Santa Cruz testa app que deixa pais acompanharem os filhos

Uma novidade que reúne benefícios para pais, alunos e professores está sendo testada na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, em Santa Cruz do Sul. Desenvolvido por uma empresa de Porto Alegre, o aplicativo Cortex Aluno permite que os responsáveis por estudantes da instituição acompanhem em tempo real o desempenho dos adolescentes, ficando por dentro da frequência nas aulas, do conteúdo trabalhado a cada dia e das notas obtidas nas avaliações.

Mais do que um auxiliar para as famílias, o app também facilita a vida dos professores, que têm no dispositivo uma ferramenta para lançar notas e fazer a chamada. Os alunos, por sua vez, podem acompanhar o próprio desempenho e acessar materiais de estudo auxiliares.

De acordo com a vice-diretora Andréia Dall Acqua Gomes, a implantação da ferramenta faz parte de um programa do governo do Estado, que selecionou escolas de diversas regiões para participarem de um projeto-piloto. A preparação do educandário para utilizar o app começou ainda no passado, quando Andréia e uma outra funcionária passaram por uma qualificação na Capital. Em seguida, foi a vez de preparar e orientar os professores. 

Publicidade


Professores também aprovaram o aplicativo, segundo Andréia
Foto: Rodrigo Assmann

“No início os professores ficaram com receio, pois achavam que teriam que trabalhar dobrado, registrando tudo no papel e no digital, com medo de que o digital pudesse falhar. Agora eles estão encantados, confiando na ferramenta e conseguindo utilizar muito bem”, contou. 

Pais também ficam por dentro de tudo

Para pais e alunos o uso não é obrigatório, mas complementar. Os boletins impressos, entregues a cada final de trimestre, continuarão sendo confeccionados. Além disso, o dispositivo apenas informa, mas não permite que os responsáveis respondam ou interajam com a escola. “E isso tem um propósito, que é garantir que os pais e responsáveis continuem vindo até a escola e mantenham contato com o corpo docente”, explicou. 

Publicidade

Pai de uma aluna do terceiro ano do ensino médio e outro do sexto ano do fundamental, o capitão da reserva Wagner Rocha distribui elogios ao Cortex. “No Exército, eu mexi com muitos sistemas, mas esse realmente me deixou feliz pela facilidade e a inovação que traz, porque antes o acompanhamento era muito diferente, baseado somente na relação de confiança entre pai e filho, que poderia ser falha”, comentou. “Alguns problemas pequenos às vezes acontecem no aplicativo, mas como se trata de uma ferramenta nova, que está em fase de testes, acredito que vão ser corrigidos”, complementou.


Rocha destaca a facilidade da ferramenta
Foto: Rodrigo Assmann

 

Estudantes aprovam

Alunas do terceiro ano do turno da tarde, as amigas Nathalia Rocha Dummer – filha de Wagner Rocha – e Luiza Medeiros estão contentes com a novidade. “Estou gostando muito pois podemos controlar o rendimento escolar em relação às notas e provar que estivemos presentes nas aulas, deixando nossos pais mais tranquilos”, afirmou Nathalia. Para Luiza, o app ajuda a evitar enganos e auxilia também na hora de estudar. “Eu achei o Cortex bem eficiente, as notas chegam rápido e também temos como ver a frequência, então se houver algo errado, rapidamente dá para comunicar ao professor”, comentou. “Outro benefício é que os professores podem enviar material de apoio pelo aplicativo”, concluiu. 

Publicidade

Entenda o aplicativo

  • Pais, professores e alunos têm acesso ao aplicativo, que proporciona uma visão do ensino para todos os agentes envolvidos.
  • Aos professores, cabe a tarefa de disponibilizar notas, conteúdos e a frequência dos estudantes.
  • Pais e alunos, por sua vez, têm acesso às informações, mas não podem fazer alterações.
  • A diretora da escola fica responsável por verificar o funcionamento geral do app e garantir que os professores estão mantendo a ferramenta atualizada.
  • O aplicativo pode ser acessado gratuitamente no smartphone ou no computador, mediante cadastro de nome e outros dados pessoais, como o CPF.
  • Quando os pais se cadastram, a escola verifica se a pessoa cadastrada é a mesma que consta como responsável pelo estudante na matrícula, para então liberar as informações. 
  • O uso não é obrigatório para pais e alunos, mas serve como uma ferramenta auxiliar.
  • Disponibilizado pelo governo do Estado para testes, o app é totalmente gratuito.
  • O único investimento da escola foi garantir uma internet de qualidade para os professores usarem a ferramenta. Professores que preferem não usar seus computadores e smartphones próprios têm um netbook da escola à disposição nas salas.
  • A escola também auxilia os pais que têm dúvidas sobre uso e instalação, garantindo acesso a todos os interessados. 
  • Problemas, sugestões e dicas que estão sendo percebidos durante o uso são reportados à Cortex Inteligência Educacional, que dá o suporte e vai aprimorando o app.
  • Atualmente, cerca de 10 mil alunos gaúchos estão sendo beneficiados com a ferramenta.
  • Se as escolas do projeto-piloto aprovarem o Cortex, o app deve ser expandido para as demais instituições do Estado. 
  • O Ernesto Alves foi indicado para testar o app por ser uma escola central, com alto nível de qualificação nos exames estaduais e nacionais de ensino, além de ser uma das maiores em número de estudantes na região de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.