Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vagas em emeis

Como a Prefeitura explica a lista de espera zerada em creches

Logo após anunciar, na semana passada, que havia zerado a lista de espera de crianças de 0 a 3 anos que aguardavam por uma vaga na educação infantil em Santa Cruz do Sul, a Secretaria Municipal de Educação foi questionada por pais, que afirmavam ainda ter filhos não contemplados. Na sexta-feira, a secretária Jaqueline Marques informou que, pela primeira vez, todas as crianças teriam sido atendidas. Diante da repercussão, nesta segunda, 20, ela esclareceu quem havia sido considerado na contagem da Prefeitura. 

De acordo com ela, em outubro do ano passado, foi aberto um edital para verificar a demanda para o ano-letivo de 2019. Na época, foram feitas 2.007 inscrições. A partir de então, foi possível mapear as necessidades. Jaqueline destaca que o período de inscrições foi de quase 30 dias para oportunizar mais tempo à comunidade. “No momento em que se fechou o período, a gente fez esse levantamento de dados e, depois, a lista de contemplados”, disse em entrevista à Rádio Gazeta.

Segundo a secretária, em um primeiro momento, cerca de 90% da demanda foi contemplada. Com isso, restou uma lista de espera de em torno de 230 crianças. Também foi aberto um período para transferências, já que muitas famílias poderiam ter trocado de endereço.

Publicidade

Para crianças nascidas a partir de outubro de 2018, a Secretaria de Educação vai abrir um novo procedimento. O edital com as orientações será divulgado amanhã e o período para retirada de fichas vai de 27 a 31 de maio. Já as inscrições estão previstas para ocorrer de 3 a 11 de junho. “Estamos repetindo a sistemática do período anterior para atender com maior conforto e agilidade a comunidade. Dessa forma, evitamos longos períodos para atendimento, pois o pai ou responsável escolherá, por meio da ficha, o dia e turno que quer fazer a inscrição”, explicou a secretária.

Conforme a Prefeitura, em 2013, 1.336 crianças de 0 a 3 anos aguardavam por um lugar nas escolas de ensino infantil, volume que foi reduzido a zero neste mês. “Nenhum município com mais de 100 mil habitantes jamais conseguiu atender a demanda reprimida”, comentou Jaqueline. No caso das crianças de 4 a 5 anos de idade, a fila de espera foi zerada em 2016. Mais três Emeis (Progresso, Esmeralda e Viver Bem) estão em construção, o que oportunizará 500 novas vagas.

Confira a entrevista na íntegra:

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.