Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Ler é bom demais: Prefeitura lança programa de incentivo à leitura

O incentivo à leitura e à formação de mediadores agora fazem parte de um programa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O lançamento do programa Ler é bom demais aconteceu na tarde desta sexta-feira, 31, na Secretaria de Educação. O objetivo, conforme a secretária Jaqueline Marques, é desenvolver o hábito da leitura nos alunos da rede municipal.

O programa conta com uma grande programação de ações, a serem desenvolvidas durante todo o ano. A secretária adianta, ainda, que ações para 2020 já estão sendo planejadas. “Este programa veio para ficar”, comentou, em entrevista à Rádio Gazeta.

Nesta sexta-feira, as escolas municipais e o Cemeja receberam cerca de 90 títulos de literatura, que foram escolhidos pelos próprios membros da comunidade escolar. “A licitação foi construída com as escolas. Professores, alunos e direção de cada instituição mandaram uma lista com 100 títulos de livros que gostariam de ter no acervo bibliotecário. Compilamos os 100 mais pedidos e fizemos esta licitação. Foram cerca de R$ 80 mil investidos na aquisição dos livros”, explicou Jaqueline.

Publicidade

Dentro do programa Ler é bom demais serão realizados diversos projetos, como o Mala da Leitura. A ação conta com a parceria da Chili Produtora e vai garantir kits com 30 livros para 12 escolas de Santa Cruz. Além das obras, os alunos ainda terão cursos de formação e acompanhamento durante todo o ano.

A Mochila Literária também faz parte das atividades, em parceria com a AABB Comunidade. As crianças que participam do projeto da associação, alunos de nove escolas, poderão levar mochilas recheadas de literatura para compartilhar com os familiares, na procura por integrar os pais no hábito da leitura. Os pais e responsáveis são, inclusive, alvo de outras ações do programa, com projetos de formação de leitores nas famílias dos alunos.

Os professores já participaram de atividades de capacitação para o desenvolvimento de mediadores de leitura, com profissionais de contação de histórias. Outra estratégia é a disponibilização de transporte para os alunos para a Feira do Livro de Santa Cruz, onde acontecerá a primeira Feira da Leitura, em parceria com a produtora Chili e o Sesc.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.