Iniciativa 19/06/2019 15h06 Atualizado às 20h30

Escola Professor José Ferrugem vence concurso sobre meio ambiente

Premiação foi entregue na manhã desta quarta-feira, 18

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor José Ferrugem conquistou o primeiro lugar em um concurso promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com a confecção do jogo Casa na Árvore, feito integralmente de materiais recicláveis. O concurso realizado neste mês nas escolas municipais de Santa Cruz tinha como tema "Meio Ambiente na Escola – 2019, Meu resíduo, minha responsabilidade" e buscava incentivar e sensibilizar os estudantes do ensino fundamental sobre a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.

Além disso, o projeto objetivava estimular a criatividade por meio das artes e a partir de materiais recicláveis, reforçar os conhecimentos a respeito do meio ambiente, o consumo consciente, a redução e a reutilização dos resíduos. Por esse motivo, a turma que se inscrevesse no concurso deveria confeccionar um brinquedo educativo utilizando materiais recicláveis, reaproveitáveis ou outros resíduos. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Raul Fritsch, o projeto alcançou o objetivo de envolver as crianças, as famílias e a comunidade escolar. A escola vencedora receberá como premiação um kit composteira e um kit de brinquedos.

De acordo com a diretora da Emef Professor José Ferrugem, Dulce Weigelt, o uso dos materiais recicláveis em sala de aula é muito importante para ativar a criatividade dos alunos. Ela também parabenizou a turma e a professora do 5º ano pelo envolvimento com a atividade. A ideia do jogo criado pela escola foi sugerida pela estudante Kler Rodhayka Almeida Jardim, de 10 anos, e a confecção foi feita por toda a turma.