Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Inicia treinamento de primeiros socorros para profissionais da educação

Profissionais que atuam em escolas santa-cruzenses começam a receber nesta quarta-feira, 26, treinamento em primeiros socorros. A capacitação, que acontece no Parque da Oktoberfest, é prevista na Lei Lucas, aprovada em 2018, que determina que cada escola, seja pública ou privada, deve ter pelo menos uma pessoa treinada em primeiros socorros.

Para atender a demanda, a Prefeitura de Santa Cruz iniciou os treinamentos com 16 profissionais nesta quarta, às 8 horas, no Espaço Assemp. Segundo o secretário de Administração e Transparência, Vanir Ramos de Azevedo, não somente professores, mas todos os trabalhadores que atuam com crianças e adolescentes na área da educação, passarão pelo treinamento. “Haverá o treinamento com os profissionais até que a gente atinja a nossa meta, que é treinar todos os profissionais da área da educação da rede municipal em torno de um ano”, comentou, em entrevista à Rádio Gazeta

Serão cerca de mil profissionais capacitados. “Indiretamente, estamos colocando mil pessoas na comunidade santa-cruzenses aptas a prestar os primeiros socorros até que chegue o socorro ideal, como Samu ou bombeiros. É claro que estes profissionais, caso se deparem com uma situação, vão atuar mesmo fora das escolas.”

Publicidade

LEIA MAIS: Professores farão treinamento de primeiros socorros em Santa Cruz

Lei Lucas

A legislação foi aprovada em setembro de 2018 e tem esse nome por causa do menino Lucas Zamora, de 10 anos, que morreu em Cordeirópolis, em São Paulo, durante uma excursão com a escola, após engasgar com um pedaço de salsicha de um cachorro-quente servido no passeio, no fim de setembro de 2017. O resgate chegou depois de oito minutos, mas não conseguiu reanimar o menino. O objetivo da lei, de autoria dos deputados federais Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP), é evitar que casos como esse se repitam em todo o País.

Publicidade

O objetivo do treinamento, segundo Vanir, é justamente manter os profissionais preparados para situações como a que passou o menino Lucas. “Nossa meta é, sem dúvidas, garantir aos pais da rede municipal que certamente, no período de um ano, se uma situação semelhante a esta acontecer aqui em Santa Cruz, essas crianças serão salvas”, disse.

O treinamento

Conforme o secretário Vanir Ramos de Azevedo, o treinamento conta com uma parte teórica e outra prática. A Prefeitura investiu, inclusive, na compra de equipamentos que simulam o tórax humano e um bebê para o treinamento. “São equipamentos modernos, que simulam a respiração e batimentos cardíacos”, comentou. A capacitação tem carga horária de 4 horas e será realizada em grupos, como o primeiro treinamento desta quarta.

Publicidade

LEIA MAIS: Escolas se organizam para oferecer curso de formação em primeiros socorros

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.