Suficiência 26/09/2019 23h14 Atualizado às 09h18

Curso de Ciências Contábeis da Dom Alberto se destaca em exame

Desempenho dos acadêmicos foi o melhor entre as faculdades privadas do Estado, com 63% de aprovação

Com mais de uma década de atuação em Santa Cruz do Sul, o curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Alberto comemora o bom desempenho no Exame de Suficiência, realizado em agosto pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A instituição teve aproveitamento de 63% – o melhor entre as privadas – com a participação de 27 estudantes.

No ranking geral, considerando aquelas que tiveram mais de um participante na prova, a instituição alcançou o quarto lugar em todo o Estado, atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade de Cruz Alta (Unicruz).

Segundo o coordenador do curso, Rodrigo da Silveira Kappel, esse desempenho é fruto do trabalho desenvolvido por toda a equipe de professores. “A composição de um quadro docente formado por doutores, mestres e especialistas, com forte experiência acadêmica e profissional, tem sido fundamental para os bons resultados. Formamos um grupo de docentes que contempla carreira acadêmica e vivência de mercado, inclusive com profissionais atuando em grandes empresas multinacionais, proporcionando aos acadêmicos um melhor entendimento da linguagem dos negócios por meio de sólidos conhecimentos.”

Em 2018, por exemplo, foram 22 inscritos na prova, com 87% de aprovação. “Nós temos mantido os bons índices nos últimos anos. Hoje contamos com bacharéis de sucesso, atuando em grandes empresas nacionais e multinacionais”, afirma.

LEIA MAIS: Dom Alberto inicia pós-graduação em Gestão Financeira e Controladoria

Além da sala de aula

A faculdade também tem procurado incentivar a participação dos acadêmicos em eventos da área. No fim de agosto, por exemplo, o curso marcou presença no 4º Congresso de Contabilidade, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCONT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre. Foram apresentados dois trabalhos, que concorreram com pesquisas realizadas por professores, mestrandos e doutorandos de todo o País.

“Essa participação nos proporcionou uma experiência única. Apresentamos nosso artigo com outros autores, de patamares mais elevados, e isso foi muito gratificante, visto que o nosso era de graduação. Foi uma troca de experiências muito interessante para agregar novos conhecimentos no ramo da pesquisa científica”, afirma Daniela Pommerening, que conclui o curso no fim deste ano.

Para a futura contadora Luana Aurora Röhers, que conclui o curso no primeiro semestre do próximo ano, a participação proporcionou um grande aprendizado em pesquisa, por ocasião da produção do artigo. “Foi um momento para adquirir conhecimento sobre diversos tipos de pesquisas, análises e visões diferentes, sugestões de melhorias e desafios instigantes.”