Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RESOLVIDO

Problemas na correção do Enem foram resolvidos, diz Inep

Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou nesta segunda-feira, 20, que os erros na correção de parte das provas foram revistos. Segundo o Inep, as notas revisadas estão disponíveis na página do candidato.

O anúncio foi feito pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, no início da noite, em entrevista coletiva, para divulgar os resultados do trabalho realizado pela força-tarefa criada para resolver o problema. De acordo com Lopes, 5.974 participantes tiveram notas com inconsistências – o número representa 0,15% do total de participantes (que foi de 3,9 milhões).

Mais cedo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, tinha anunciado que o prazo para inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi ampliado em dois dias. As inscrições começam nesta terça-feira, 21, e terminam domingo, 26. Antes da prorrogação, o prazo se encerraria na sexta. O Sisu oferece vagas em universidades federais com base nas notas obtidas no Enem.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ministério da Educação divulga cronogramas do Sisu, ProUni e Fies

No sábado, 18, o presidente do Inep explicou que o erro nas correções foi provocado pela gráfica responsável pela prova. A falha foi percebida depois que alguns candidatos relataram nas redes sociais terem sido surpreendidos com notas baixas na segunda prova do exame. Os resultados foram divulgados na sexta-feira, 17.

LEIA MAIS: Inep encontra inconsistência em correção do Enem

Publicidade

A equipe técnica do instituto identificou que se tratava de inconsistência na transmissão de dados que a gráfica envia ao Inep para processamento das notas. A ocorrência gera contradições na associação entre o participante e a cor de sua prova. Dessa forma, o gabarito usado para a correção não era da cor da prova feita pelo aluno, o que provocou o erro.

LEIA TAMBÉM: MEC diz que 143,7 mil participantes ‘zeraram’ em redação no Enem

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.