Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ATÉ 2022

Programa oferece 1,5 mil bolsas para brasileiros na França

Até 2022, estudantes brasileiros poderão contar com 1,5 mil bolsas em universidades francesas. As oportunidades são resultado da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a França no Programa de Cooperação Brasil-France Ingénieur Technologie (Brafitec). Os investimentos no projeto somarão quase R$ 179 milhões ao longo de três anos.

A cooperação entre os países promove o intercâmbio de estudantes de cursos de graduação em engenharia. São 56 universidades brasileiras e 30 instituições francesas envolvidas na troca de conhecimento.

O anúncio das novas bolsas foi feito pelo presidente da Capes, Anderson Correia, durante visita de acompanhamento ao programa na Universidade de Lille, no norte da França, no dia 15. Na ocasião, Correia reforçou o interesse da Capes na continuidade da parceria internacional entre os dois países.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Capes oferta mais de 60 mil bolsas para professores da educação básica

Em 2020, o programa terá 61 projetos ativos e deverá enviar cerca de 500 bolsistas à França. “É um investimento que insere o Brasil na pesquisa de ponta mundial, abre espaço para que os estudantes brasileiros troquem experiência com o que está sendo produzido nas melhores universidade da França e vice-versa”, afirma o presidente da Capes, que reforçou o interesse do Brasil no recebimento de acadêmicos franceses.

O Brafitec existe há 18 anos e apoia projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias em todas as especialidades de engenharia. O programa já enviou 6.550 bolsistas brasileiros ao exterior e recebeu cerca de 1.500 bolsistas franceses nas universidades brasileiras.

Publicidade

A cooperação estimula o intercâmbio na graduação, em ambos os países, e realiza a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento de créditos. Já foram realizadas mais de 2 mil missões de trabalho.

Nesta semana, a Capes e três instituições brasileiras integrantes do Programa Institucional de Internacionalização (CAPES/PrInt) estiveram em uma missão oficial de trabalho na França. O objetivo é elaborar um plano de trabalho associado às instituições francesas Centrale Supelec e Centrale Lille por meio do Programa Brafitec.

LEIA TAMBÉM: Novas regras de seleção do Sisu exigem atenção

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.