Tecnologia 27/03/2021 12h36

Plataforma para professores tem 130 filmes com temas socioambientais

Acesso ao streaming é totalmente gratuito, mas é preciso fazer um cadastro

Professores, educadores e instituições de ensino que desejam utilizar o cinema como ferramenta para discutir questões socioambientais contam agora com uma plataforma de streaming totalmente gratuita e exclusiva, chamada Ecofalante Play.

O acervo tem mais de 130 filmes brasileiros e estrangeiros que abordam assuntos como emergência climática, consumo, cidades, energia, conservação, economia, trabalho e saúde. As obras foram selecionadas pela curadoria da Mostra Ecofalante de Cinema, evento com filmes de temática socioambiental que acontece anualmente desde 2012.

LEIA MAIS: Evento premia quem se preocupa com o meio ambiente

Entre os filmes disponibilizados no acervo está Obrigado, Chuva, de Julia Dahr, cineasta eleita pela revista Forbes como uma das 30 personalidades jovens. A cineasta acompanha um pequeno agricultor queniano para registrar os impactos das mudanças climáticas. 

Há também Dolores, de Peter Bratt, que retrata Dolores Huerta, líder trabalhista e uma das mais importantes ativistas dos direitos civis da história dos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: O que você tem feito em defesa do meio ambiente?

Outro destaque é Martírio, dirigido por Vincent Carelli em colaboração com Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida. O filme, premiado no Festival de Brasília e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, busca as origens do genocídio praticado contra os índios Guarani Kaiowá.

Para utilizar a plataforma, os professores e as instituições de ensino precisam fazer um cadastro disponível na Ecofalante Play. Após a aprovação do cadastro, será permitido o acesso ao catálogo de filmes e ao agendamento de uma sessão.

LEIA MAIS
Pluto TV chega ao Brasil para concorrer com TV aberta
Por que as pessoas ainda assistem novelas em tempos de streaming?