Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições 2018

Luis Carlos Heinze e Paulo Paim são eleitos para o Senado pelo Estado

Com 98,52% das urnas apuradas, os candidatos Luis Carlos Heinze (PP) e o candidato à reeleição, Paulo Paim (PT), estão tecnicamente eleitos para o Senado. Eles terão oito anos de mandato a partir do ano que vem. Até o momento, Heinze registrou 21,92% e Paim, 17,74%.

Os dois eleitos deixaram para trás os candidatos Beto Albuquerque (PSB), com 16,22% dos votos, Carmen Flores (PSL), com 14,37%, e José Fogaça (MDB), que teve 13,88%. 

Luis Carlos Heinze é deputado federal em quinto mandato e já foi prefeito da cidade de São Borja, entre 1993-1996. Membro da bancada ruralista da Câmara, Heinze chegou a ser pré-candidato ao governo gaúcho, mas concorreu ao Senado após a senadora Ana Amélia (PP) desistir da reeleição e seu partido apoiar o PSDB na corrida ao Palácio Piratini.

Publicidade

LEIA MAIS: Rio Grande do Sul terá segundo turno com disputa entre Leite e Sartori

Paulo Paim ocupa o cargo de senador e está em segundo mandato. Antes, Paim foi deputado federal por quatro mandatos, entre 1987-2003. É o autor da lei do Estatuto do Idoso e tem como bandeira a defesa dos direitos humanos.

Com 11.329.605 de habitantes, segundo dados de 2018 do IBGE, o Rio Grande do Sul representa 6,4% do PIB nacional. Com uma economia diversificada, o destaque fica para o setor de serviços, responsável por 67,3% do PIB estadual, seguido pela indústria (23,2%) e setor agropecuário (9,4%). O Estado é conhecido pela cultura de soja e a criação de gado. O turismo é desenvolvido na região da Serra, com destaque para os municípios de Gramado e Canela.

Publicidade

Em entrevista à Rádio Gazeta esta noite, Heinze comentou que a vitória é resultado da busca dos eleitores por renovação. Ele ainda se disse surpreso com os números. “Vamos responder essa expressiva votação que recebemos, já que as pesquisas apontavam índices pequenos”, disse. “Vamos trabalhar. É o que precisamos fazer e o que o povo espera de nós.” Heinze é natural de Candelária e, atualmente, ocupa uma vaga na Câmara de Deputados.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.