Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Perfil

Quem é Jair Messias Bolsonaro, o novo presidente do Brasil?

Um candidato controverso e polêmico, Jair Messias Bolsonaro (PSL) se consolidou na política brasileira pela posição conservadora e espontaneidade – inclusive com as frases fortes que marcaram a candidatura à Presidência e toda a vida política. Formado pela Escola de Educação Física do Exército, em 1983, o novo presidente brasileiro acumulou uma carreira de 25 anos ininterruptos no Congresso Nacional.

Com seus 63 anos, completados no dia 21 de março deste ano, Bolsonaro começou a carreira política como vereador no Rio de Janeiro, entre 1989 e 1991. Desde então, cumpriu sete mandatos como deputado federal pelo Rio, entre 91 e 2018, quando se candidatou à Presidência do País.

De acordo com a Câmara dos Deputados, Bolsonaro passou por oito outros partidos (PDC, PP, PPR, PPB, PTB, PFL, PP e PSC) antes de integrar o PSL, pelo qual ganhou a eleição. No primeiro turno das eleições presidenciais, Bolsonaro conquistou 49.276.990 votos. Já neste domingo, 28, foi escolhido por pouco mais de 55% dos eleitores.

Publicidade

Bolsonaro tem cinco filhos, os mais velhos – Flavio, de 37 anos, Carlos, 35, e Eduardo, 34 – são políticos. O caçula dos homens, Renan, de 20 anos, ainda não ingressou na carreira política, mas já mostra sinais de que irá seguir os passos do pai e dos irmãos mais velhos. Casado há 11 anos com a atual esposa, Michelle Bolsonaro, o novo presidente tem uma filha, Laura, de 8 anos. O casal, que tem 27 anos de diferença de idade, oficializou a união no papel em novembro de 2007 e na igreja em 2013. Conforme a Folha de S. Paulo, os dois se conheceram ainda no ano do casamento, na Câmara dos Deputados.

O militar da reserva coleciona ainda, no currículo, cursos de Pára-Quedismo Militar, Mestre em Saltos e Mergulho Autônomo, por exemplo.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.