Conheça 28/10/2018 20h24 Atualizado às 09h44

Governador do Estado: saiba quem é Eduardo Leite

Ele é formado em direito pela Universidade Federal de Pelotas

Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite (PSDB) foi eleito neste domingo, 26, o mais jovem governador do Rio Grande do Sul, com pelo menos 53% dos votos válidos. Leite nasceu em Pelotas, no dia 10 de março de 1985, caçula de três irmãos. Quando criança, era chamado de Parmalat na escola, em razão do sobrenome. Em casa, sempre foi Dudu.

Filho de uma cientista política, Eliana Cavalheiro Leite, e de um professor de direito e fundador do PSDB em Pelotas, Luiz Marasco Leite, se encantava pela política desde criança. Por isso, já se integrou em grêmios estudantis assim que possível. Filiou-se ao partido ainda aos 16 anos.

A vida política de Eduardo Leite teve início bem cedo: ele concorreu como vereador pela primeira vez aos 19 anos - ficando como suplente. A primeira eleição que venceu, para o mesmo cargo, foi em 2008, com 23 anos. Em 2012, se candidatou ao Executivo de Pelotas, sendo eleito com 110.823 votos. Na disputa pelo Governo do Estado, fez 2.143.603 de votos no primeiro turno.

Conforme a Gazeta do Povo, Leite é formado em direito pela Universidade Federal de Pelotas, estudou Gestão Pública na Universidade de Columbia (EUA) e atualmente faz mestrado em Gestão e Políticas Públicas na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Em família, o samba faz parte de todas as reuniões. Leite, inclusive, toca pandeiro e se arrisca no vocal. Ele gosta de frequentar a academia e também é cuidadoso quanto à alimentação. Apesar de ser muito discreto quanto à vida pessoal, o novo governador do Estado se diz solteiro.